sexta-feira, 22 de fevereiro de 2002

PODCAST LOST IN LOST #28

NESTA EDIÇÃO: Comentários e análises sobre "Stranger In a Strange Land", um pouco mais de "Flashes Before Your Eyes"... e os e-mails!


Para baixá-lo, é só clicar aqui com o botão direito do mouse e escolher "salvar destino como" (ou "Save Target As" em inglês).O tamanho do arquivo mp3 é 12MB.

Para ouvir sem baixar, clique aqui com o botão direito do mouse, escolha "copiar atalho" ("copy shortcut") e cole a URL no seu media player.Para assinar o RSS do podcast, clique: - ah, não sabe o que é RSS? Descubra aqui.

Envie suas dúvidas, críticas, elogios, sugestões ou teorias escrevendo para lostinlost@globo.com que sua mensagem pode ser lida na próxima edição.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

JOGO DE SPOILERS!

Bom, você já está avisado. Vamos a eles então?

A charmosíssima colunista do E!Online Kristin Veitch entrevistou a dupla de criadores/roteiristas/produtores de "Lost" Carlton Cuse e Damon Lindelof e propôs um jogo: ela diria várias informações e boatos e eles responderiam "sim", "não" e "de jeito nenhum diremos isso".

Brincadeira topada, e o resultado você confere aqui e abaixo:

- Eles irão revelar como Locke foi parar numa cadeira de rodas;
- Billy Dee Williams (o Lando Calrissian da saga de "Guerra nas Estrelas") irá participar da série;
- Vamos descobrir quem é o pai do filho da Sun;
- Kate ama Jack E Sawyer;
- Os números irão retornar.


Cuse e Lindelof se recusaram a dizer se:

- Jack e Claire são irmãos;
- Veremos Michael e Walt nesta temporada;
- Ben ganhará um flashback nesta temporada.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

"TRICIA TANAKA IS DEAD" - DIVERTIDO E EXPLOSIVO!

(Mais SPOILERS!)


De acordo com a mesma Kristin, o décimo episódio da terceira temporada de "Lost" promete arrancar gargalhadas, mas também deve ter uma explosão no flashback de Hurley. Aí fica a dúvida: veremos enfim o meteoro caindo na lanchonete em que Hurley trabalhava? Ele matou Tricia Tanaka? A resposta em cinco dias...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

PRIMEIRAS INFORMAÇÕES DE "PAR AVION"

(Claro, outros SPOILERS!)



O site do canal americano WCHS TV já está divulgando a sinopse do 12º episódio. Veja: "Charlie exibe um comportamento peculiar quando Claire tem uma idéia para conseguir o resgate de todos; e as tensões entre Sayid e Locke crescem enquanto eles continuam sua jornada para reencontrar Jack".

Sayid e Locke não se entendem mesmo...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

E DAQUI A POUQUINHO...

Mais novidades. Mais novidades. Mais novidades. F5 a postos!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

"STRANGER IN A STRANGE LAND" - A PRIMEIRA TENTAÇÃO DE JACK

(Claro, com SPOILERS para quem ainda não viu o nono episódio da terceira temporada)

"Meu trabalho não é decorar. É definir. Este é meu dom" (Achara)
"Ele caminha entre nós, mas ele não é um de nós" (A tatuagem)
"É o que está escrito, mas não o que realmente é" (Jack)
"Prometa que vocês jamais voltarão para me resgatar" (Jack para Kate em "Not In Portland")
"Você vai sempre precisar de algo para consertar, Jack" (Sarah, em "The Hunting Party")
"Nós vamos para casa" (Ben)



Chato, modorrento, monótono... Esses parecem ser os adjetivos mais usados para definir o novo episódio centrado em Jack. Eu não chego a esse ponto por acreditar que é complicado uma série como "Lost" manter a adrenalina lá em cima o tempo todo - aliás, nem é a proposta; mas acredito que "Stranger In A Strange Land" é o marco inicial de uma bomba - que pode ser a tal que os criadores da série disseram que iria cair ainda nesta temporada:

Jack pode estar começando a se bandear para o lado dos Outros.




Sou um otimista por natureza, e ainda mais em se tratando de "Lost"; e por isso, acredito que "Stranger In A Strange Land" só faça sentido e se justifique na trama - o flashback de Jack em uma terra desconhecida, as conversas com a misteriosa (e ótima) Isabel e, em um certo nível, a nova barganha de Jack com Ben - caso ele signifique o início de uma transição séria na postura do médico e em sua vida como um todo na ilha.

Sempre senti um certo tom de admiração de Ben em relação a Jack - um sentimento que, em graus diferentes, é compartilhado pelos demais Outros. O "prestígio" do médico é tanto que acredito que, se fosse Sawyer ou Kate a expôr a vida de Ben da mesma forma que Jack fez ao abrir o corte no rim do ex-Henry Gale, qualquer um deles teria sido morto.

A notícia de que o único cirurgião que os Outros tinham era Ethan é a certeza de que sua morte deixou uma lacuna não-preenchida que certamente Ben gostaria de ver um fora-de-série como Jack ocupar. E é bom que lembremos: um homem que consegue barganhar com os Outros por duas vezes em posição claramente vantajosa é o tipo de sujeito que Ben não quer como inimigo. Sendo assim, por que não eliminá-lo? Jack só está vivo no meu entendimento por um único motivo além dos cuidados com Ben: na visão de um astuto líder, só há uma coisa melhor do que acabar com um inimigo - e ela é fazê-lo se tornar seu aliado.

A tatuagem de Jack - leitura fiel de quem ele é, segundo Achara - é a prova de que a solidão e a falta de rumos norteiam a vida do médico. Já falei sobre isso, mas não custa repetir: em inglês, "Shephard" significa pastor - e Jack é um pastor perdido e sem ovelhas. Longe dos sobreviventes e sem Kate, o único elo entre o doutor e a única coisa que sempre foi seu prumo que é o ato de curar é justamente a infecção de Ben.





Talvez essa carência crônica de Jack, aliada ao fato de tentar salvar Juliet, tornem o médico bastante vulnerável em sua nova fase na vila dos Outros. Vulnerável a ponto de, quem sabe, ser suficientemente manipulado para que passe a ver que ali, na casa de Ben, talvez esteja seu novo rebanho.


* * *

Sobre os outros detalhes de "Stranger In A Strange Land", vem podcast amanhã...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

PROMO DE "TRICIA TANAKA IS DEAD"

(Com SPOILERS!)





Clique na imagem abaixo para ver a primeira promo do décimo episódio da terceira temporada de "Lost":





Nele, temos Hurley dizendo a Charlie que ele pode morrer em um plano do gorducho, e o baixista topa a parada; vemos também o reencontro de Kate e Sawyer com os demais sobreviventes...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

COMENTÁRIOS, DAQUI A POUCO

Eles saem já, já.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

O RESUMÃO DE "A STRANGER IN A STRANGE LAND"

(Muitos SPOILERS nas próximas linhas, pois abaixo conto tudo o que acontece no nono episódio da terceira temporada...)

Começamos com Sawyer e Kate remando de volta à "ilha-mãe". Lá pelas tantas, a sardenta diz ao golpista para que voltem à ilha-prisão para resgatar Jack. Sawyer tenta convencê-la de que, caso retornem, certamente Ben não os deixará vivos. Nisso, um Karl cheio de sono diz: "Ele vai matar vocês. Deus ama você assim como Ele amou Jacob". Sawyer parece convencer Kate com um argumento: é Jack que pediu para que eles não mais voltassem...

No "aquário", Jack recebe a visita de Tom, que diz que eles irão movê-lo para outro lugar. O médico pede para que eles tenham a decência de dizer que irão matá-lo. O Outro, surpreso, pergunta por que eles fariam isso; e Jack expõe todos os motivos para desconfiar deles - o seqüestro de Claire e de crianças e o quase enforcamento de Charlie. No fim, ele sai algemado, esbarra em Juliet, aparentemente também prisioneira, e cruza olhares com uma estranha senhora loira.

Flashback. Nele, Jack está numa praia da Tailândia, tentando montar uma pipa. Uma local chamada Achara vê as tentativas frustradas dele e resolve ajudá-lo, montando e empinando o brinquedo ao lado do médico... De volta à ilha, ele recebe um sanduíche de Tom, que o pergunta a razão de libertar dois colegas de vôo que sequer se importam com ele, mas o doutor desconversa, e pergunta quem era a senhora que o encarou quando estava sendo levado. Tom diz que ela é um "xerife".

Sawyer e Kate resolvem montar um acampamento na ilha e, aos poucos, chegar até o "quartel-general" dos sobreviventes do vôo 815. Karl acorda, e faz revelações interessantes: conta que os Outros, na verdade, moram na ilha grande, e que vão até a ilha-prisão para fazer "experiências". Fala também das crianças, dizendo que elas estão tendo uma vida melhor...

Uma nova visita para Jack em sua novíssima jaula: é Juliet. Ela pede para que ele visite Ben, que está com a cicatriz infeccionada, como um favor pessoal - tudo porque ela se diz encrencada por ter morto Pickett. Jack nega qualquer apoio a Ben e a ela.

No passado, vemos Jack e Achara jantando. O médico confessa a ela que seu pai nunca o ensinou a soltar uma pipa; e a tailandesa recebe um estranho e misterioso pacote. A razão? Ela conta a Jack: "Eu tenho um dom".

Mais uma visita para Jack: a sinistra senhora loira. Ela lê os dizeres da tatuagem do médico, se apresenta como Isabel e diz que a frase nela contina é irônica; pede também para que o médico a siga. A "xerife" põe Jack e Juliet frente a frente - ou quase isso! - e perguntou a Jack sobre a possibilidade de Juliet tê-la pedido para que matasse Ben. Surpreendentemente, Jack nega, dizendo que era apenas um tema para que os Outros se desentendessem entre si, facilitando seu trabalho.

Retornando ao passado do médico, descobrimos que ele e Achara tiveram um caso; e de volta ao presente, Jack acorda ao som de conversas: eram alguns Outros -e, entre eles, Cindy, a aeromoça do vôo 815, que diz que o grupo só está ali "para olhar", Ao ver a aeromoça do vôo 815, acompanhada das crianças Emma e Zach, Jack se enerva e põe todo mundo pra correr..

No acampamento a dois, Kate e Sawyer ouvem barulhos pouco distantes. Logo, percebem a ausência de Karl; incrivelmente, Sawyer o descobre chorando de saudade de Alex, e o golpista o encoraja a correr atrás dela...

De manhã, Alex vai vê-lo, e pergunta o porquê de ele proteger Juliet enquanto ela só pensa em si. Jack tem uma pergunta também: se o pai de Alex - já conhecido por todos como sendo o próprio Ben - ainda está no comando; Ao ouvir a resposta positiiva, os dois saíram...

Jack volta à sala de operação e fala com Ben. O médico convence o líder dos Outros de que ele precisa estar ao lado dele para consolidar sua recuperação; e pede em troca que Juliet não seja condenada à morte.Ben faz uma nota por escrito e a entrega ao doutor.

Mais uma vez o passado: ele segue Achara até uma sala que parece ser uma loja de tatuagem; e ela confessa que, na verdade, seu grande segredo é poder "ver" as pessoas e tatuá-las. A oriental deixa claro que não enfeita seus clientes, e sim os marca em definitivo com uma informação relevante a seu respeito. Jack a convence a tatuar sua "verdade" no braço, mas ela resiste, dizendo que o dom é apenas para tailandeses. Ele não quer saber, e Achara começa a tatuar...

Ilha novamente. Jack e Alex seguem até uma porta que, quando a filha da francesa abre, podemos ver uma espécie de "tribunal Dharma" onde Juliet parece estar se derrubando... Isabel a abre, e Alex entrega a ela o bilhete de seu pai, Ben. Isabel concorda com a determinação de Ben, mas conta que Juliet já foi "marcada".

Ok, passado de novo: andando na praia pacatamente, um grupo de cinco tailandeses espanca Jack...

De volta à jaula de Jack, em que ele tem mais uma visita de Juliet. O médico pede a ela para ver a marca, gravada na altura da bacia. A loira o mostra, e ele começa a limpar o ferimento... Mais: Juliet pergunta o porquê da ajuda de Jack, e ele diz que é para que Ben cumpra a promessa com ela de tirá-la da ilha. E ela conta também que os Outros irão deixar a "ilha-Alcatraz", voltando finalmente à ilha onde vivem.

Sawyer e Kate discutem novamente. O golpísta diz que deixou o moleque voltar para casa, e ela se revolta. Sawyer diz que irá tentar voltar ao acampamento, e convida a fugitiva a ir com ele. Eles discutem brevemente, e Sawyer diz que Kate se sente culpada pelo que houve entre eles dois.

Na praia dos Outros, preparativos para Ben voltar à "ilha-mãe". Isabel conta o significado da tatuagem: "Ele caminha entre nós, mas não é um de nós". Jack diz que é isso mesmo, mas que também não é a intenção da frase. Ao lado de Ben, ele zarpa... e é isso.

No fim da tarde/início da noite de hoje, minha análise sobre "Stranger in a Strange Land" estará aqui. Apareça!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

DOIS ÚLTIMOS SPOILERS ANTES DE VER "STRANGER IN A STRANGE LAND"

Então... Em plena quinta-feira-pós-cinzas, abram alas para eles:

- Vem flashback de Kate por aí - e será no 15º episódio. Eu disse antes aqui que Mira Furlan teria dito que gravou cenas fora da ilha para este episódio... Ou seja: Kate pode ter "esbarrado" com Rousseau na França?

- O décimo episódio - o da semana que vem! - promete: além de Sawyer afiadíssimo em suas piadas com referências pop, teremos também uma cena romântica de Hurley com referências a Libby e a volta da estátua de quatro dedos!

Daqui a pouco, o resumão do episódio de Jack. Você pode não ser o Desmond, mas sabe que deve apertar o botão - e é o F5.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro