Terminamos agora o trabalho que começou no post do último dia 31. Nele, falamos do autor do livro, do enredo e das aparições de "Bad Twin" em "Lost". Abaixo, temos o contrário disso - as referências à série no livro - e a ligação entre a publicação e o jogo The Lost Experience. Então, aperte o cinto e aprecie sem moderação:
A SÉRIE NO LIVRO1º) PERSONAGENS - O livro faz menção a vários de nossos conhecidos na série. São eles:
- Alvar Hanso, fundador da Hanso Foundation e da Dharma Initiative - No capítulo 23, descobrimos que ele é substituído na direção da HF por Thomas Mittelwerk - sobre o qual falo logo abaixo;
- A família Widmore - Na verdade, a família de Arthur (o pai moribundo), Zander e Cliff tem o mesmo sobrenome do clã de Charles e Penelope, ex-sogro e a ex-amada de Desmond, mas podem não ter parentesco... Apesar de que acho que são parentes sim, apesar de não termos essa confirmação;
Thomas Mittelwerk, presidente da Hanso Foundation- Thomas Mittelwerk - Ok, o diretor da Hanso Foundation não apareceu na série - pelo menos não ainda; mas é personagem ativo do jogo "The Lost Experience". Nos capítulos 23, ele é descrito como "um homem cheio de idéias e ambição, mas desprovido de moral e consciência"; e no 29, como "perigoso, ambicioso, duas-caras e que age de acordo com seus objetivos";
- E Cindy Chandler - Como disse na primeira parte do especial do livro, a aeromoça do vôo 815 possivelmente teve alguma relação com Gary Troup, e este pode ser um indício de que ela realmente tem participação direta nos mistérios de "Lost". E quando o investigador Paul Artisan pega um vôo para a Austrália na busca por Zander, o vôo é da Oceanic Airlines e a aeromoça dele tem cabelos curtos, olhos grandes e se chama... Cindy.
2º) CORPORAÇÕES E ORGANIZAÇÕES - Não só pessoas como algumas instituições e empresas da série estão em "Bad Twin":
- The Hanso Foundation - De acordo com o livro, a organização de Alvar Hanso se localiza no Edifício Widmore em Nova York. Segundo o sexto capítulo, uma placa na parede da instituição traz o seguinte texto:
"A Hanso Foundation está na vanguarda da pesquisa social e científica para o progresso da raça humana. Por 40 anos, a HF promoveu experimentos voltados para a evolução do homem e soluções tecnológicas para os problemas mais graves de nossos tempos. Hanso Foundation: um compromisso de estímulo à excelência científica e tecnológica, fortalecendo o desenvolvimento humano."
Ainda no sexto capítulo, lê-se que "ao procurar pela 'Widmore Corporation' no Google, descobre-se "referências a união com algo chamado The Hanso Foundation". E no último capítulo, o quadro da Widmore Corporation traz Thomas Mittelwerk, um membro do Hanso Group.
Sr.Paik: será ele o comandante das Paik Heavy Industries?- Paik Heavy Industries - Em "Bad Twin", lemos que há uma parceria entre esta empresa, localizada na Coréia do Sul, e a Widmore Corporation; e que a companhia é comandada pelo velho Paik, um homem durão.
Se você não lembra, "Paik" é o sobrenome do pai de Sun. Na série, o Sr.Paik é tido como um rico e poderoso empresário que comanda seus negócios com pulso firme. Serão eles a mesma pessoa? Cá entre nós, claro que sim...
- The Widmore Corporation - Além das relações da corporação com a Hanso Foundation e com as indústrias pesadas de Paik vistas acima, há mais sobre ela em "Bad Twin":
No quarto capítulo há uma breve descrição da trajetória da Widmore: "A corporação começou lidando com imóveis em Nova York, depois se expandiu para a Flórida, Califórnia, Caribe... Seus negócios hoje abrangem projetos de construção e engenharia, investimentos de larga escala em empresas científicas".
Neste mesmo capítulo lemos acusações graves contra a Widmore: "Existem rumores de seu envolvimento com negociatas ilegais nos Estados Unidos, enquanto outros boatos apontam que ela fez uso de serviços de segurança de ética questionável".
No sexto, a referência a busca de "Widmore Corporation" no Google aponta mais dados: como resultado dela, há 97 mil referências - de vendas milionárias no Park Avenue a artigos sobre construção de edifícios comerciais em Singapura, passando por ligações com a Hanso Foundation, links de matérias de revistas científicas sobre concreto reforçado e investigações sobre violações ambientais em locais obscuros ao redor do globo.
Algumas teorias apontam que uma possível pesquisa da Widmore no desenvolvimento de "concreto reforçado" pode ter a ver com o comentário de Sayid em "Lost" sobre a densidade da parede próxima à área da escotilha especialmente magnetizada. Outras vão mais além, dizendo que a Widmore foi responsável pela construção das escotilhas. Ah: os produtores de "Lost" já disseram no podcast oficial da série que há duas Widmores: uma inglesa e outra americana.
- Oceanic Airlines - Os personagens Zander Widmore e Paul Artisan viajam em aviões da mesma companhia que aparece em "Lost" - Artisan, inclusive, conhece uma aeromoça chamada Cindy em seu vôo.
- Mr. Cluck's Chicken Shack - Quando esteve na Califórnia, Paul Artisan comeu nesta lanchonete - que vem a ser a mesma em que Hurley trabalhou.
3º) "COINCIDÊNCIAS" - São várias as semelhanças entre fatos, diálogos, personagens e temas de "Bad Twin" e "Lost", além de várias referências a série. Olha só:
- Um trecho do capítulo 10 descobrimos que Keith "Moth" Baker, um amigo de Zander, diz que uma vez pensou que ele se tratava de um "clone maldito de Cliff" - uma clara menção a uma das mais famosas teorias de "Lost": a de que há clones de cada personagem na ilha. Recentemente, os autores da séries disseram que jamais ouviremos a palavra "clone" nela.
- O purgatório é citado várias vezes no livro. Numa delas, no capítulo 16, traz o seguinte: "entre a vida e a morte há pouco espaço para erro ou tempo para se recuperar de uma queda, e para algumas pessoas não haverá uma segunda chance".
Este trecho diz justamente o oposto do que já vimos vários personagens em "Lost" - como Jack, Locke e Shannon - defenderem: a idéia de uma nova oportunidade de vida.
- O livro também fala de um "outro mundo" em alguns momentos. Veja só esse pedaço do capítulo 16: "Talvez a morte seja ainda mais perturbadora numa ilha. Talvez ela pareça um visitante obsceno de um mundo diferente, um convidado que não carrega apenas uma tragédia mas a ameaça de algum sério contágio". Nele, podemos interpretar referências à ilha e à tal doença que pode haver lá... não?
- Cliff Widmore tem fotos tiradas quando ele seguiu... ursos polares!
- Ao lado de seu pai, Arthur, Cliff é também diretor da Widmore Corporation. E ele já foi casado. O nome de sua falecida esposa? Shannon.
- O "bad twin" Zander Widmore é charmoso, adora roubar dinheiro, seduzir mulheres e enganar pessoas - bem parecido com Sawyer, certo?
- Zander esteve numa colônia nudista na cidade californiana de Luna - apontada em "Bad Twin" por ter poderes de cura por eletromagnetismo.
- Arthur Widmore, o pai dos gêmeos, era um obcecado por sua ascendência escocesa. Será parente de Charles, ex-sogro do também escocês Desmond?
- Um dos personagens, Keith Baker, tem o apelido de "moth" ("mariposa"). Keith é um drogado incompreendido - alguma semelhança com Charlie? Vale lembrar também que o primeiro episódio centrado em Charlie na série teve a ver com mariposas...
"Moth" trabalhava na marina de Hap, na ilha - ilha! - de Peconiquot, que é descrita assim na série: "Como toda ilha, há algo misterioso sobre Peconiquot. Há uma conexão com o mundo, mas também não há. Existe uma certa lógica, uma forte mitologia local que faz perfeito sentido em seus detalhes mas que não é bem compreendida pelas pessoas fora dela... Por ser uma ilha, e uma pequena ilha, também é um lugar onde as pessoas são facilmente encontradas."
- Mais um detalhe sobre "Moth": ele trabalhava num barco chamado "Escape Hatch" - em português, "Escotilha de fuga".
- Manny Weissman, amigo e ex-professor de Paul Artisan, tem um cão chamado Argos. A exemplo de Vincent, Argos também é um labrador, só que de pêlo escuro.
- Elio, um morador de Luna, pergunta a Paul Artisan se ele já ouviu falar de um filósofo chamado John Locke.
- Há uma referência a um mapa antigo na parede do Edifício Widmore. Ele é do estado da Caledonia, um antigo nome da Escócia. Só que Nova Caledonia é o nome de uma ilha da costa leste Australiana.
4º) OS NÚMEROS - É claro que os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 não deixariam de aparecer em "Bad Twin". Veja só:
- A diferença do tempo do nascimento dos gêmeos do livro é de 23 minutos. Zander (apelido de Alexander) nasceu no dia 15/8, e seu irmão Cliff (o de Clifford) no dia 16/08;
- O código do portão de Widmore é 81516;
- The Hanso Foundation se localiza no 42º andar do Edifício Widmore.
- Cliff começa a procurar Zander 4 meses depois dele desaparecer, o que de acordo com Cliff aconteceu em 15 de abril - logo, 15/4;
- Ao morrer, Shannon Widmore possuía .23. de nível alcoólico no sangue.
- Walter Sammler, outro personagem do livro, morreu aos 42 anos.
O LIVRO E "THE LOST EXPERIENCE"Há dados também conectando "Bad Twin" ao jogo de realidade alternativa que vem trazendo à tona alguns segredos de lost. Quer ver?
- Antes de escrever "Bad Twin", Gary Troup escreveu "The Valenzetti Equation" ("A Equação de Valenzetti"), romance sobre uma fórmula matemática criada pelo italiano Enzo Valenzetti. Tanto a equação quanto seu autor são parte importante do mistério que envolve a Dharma Initiative - e para saber mais, não perca a quinta edição do podcast "Lost In Lost", disponível aqui no blog a partir desta noite!
- Thomas Mittelwerk, citado no livro como substituto de Alvar Hanso na Hanso Foundation, é uma espécie de vilão. Ele aparece no filme feito no Sri Lanka pela Rachel Blake, inimiga nº1 da corporação;
- Como você leu antes, Manny Weissman tem um labrador de pêlo escuro chamado Argos. Um dos sites do jogo é o
http://www.retrieversoftruth.com - já falado inclusive aqui no blog.
Neste site, há o relato de um sujeito cujo pseudônimo é Mandrake's Wig. Também chamado de Manny, Mandrake's Wig tem origem germânica e um labrador escuro. E suas iniciais são MW - as mesmas de Manny Weissman. E Weissman é um sobrenome alemão. A-ha!
- O site
http://www.thefansofoundation.org foi atualizado no dia 12 de maio com a publicação de um texto chamado: "Não acredite em Bad Twin". Nele, o diretor da Hanso Hugh McIntyre critica a imagem errada que Gary Troup faz da Hanso Foundation - e se você sabe inglês, visite o site
http://www.letyourcompassguideyou.com/usr/hmcintyr/mail/news_ad.jpg para ver a íntegra da mensagem.
E aí, ficou curioso para ler "Bad Twin"? Logo nós poderemos fazer isso - e fundir ainda mais nossos neurônios...
Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro