Todo mundo gosta de dizer que fim de ano é uma época propícia para se rever o passado e avaliar o que nele aconteceu. Eu até concordo mas, recentemente, acabei aplicando sem querer esse conselho em "Lost" - e me dei bem.
Na verdade, eu já sabia que resolver assistir a um episódio de "Lost" beeeeeeeeeeem antigo em relação ao último que você viu te faz vê-lo de outra forma, mas há tempos não fazia isso. Pois bem, o que interessa é que a oportunidade surgiu nesta véspera de Natal; e por conta dela fiz uma descoberta bem interessante.
Os que já estão acompanhando a terceira temporada sabem que um dos grandes mistérios que surgiram com o comecinho dela está no relacionamento entre Ben e Alex. Dediquei recentemente uma edição do podcast à mãe da moça, a nossa velha conhecida Danielle Rousseau, insinuando que a francesa sabe mais do que aparenta saber, e pode estar escondendo muitas e boas informações dos sobreviventes do vôo 815.
O parágrafo anterior foi necessário para introduzir o assunto do que vi no domingo passado. O episódio em questão era "Maternity Leave" - aquele, em que Claire, Kate e Rousseau vão até a escotilha médica tentar pegar vacinas para Aaron. Nele, vemos que a francesa se espanta quando Claire tira a lona que tampava a porta de entrada da tal escotilha - e tudo indica que Rousseau nunca tinha visto aquele lugar antes.

Ao longo de "Maternity Leave", descobrimos também que, no período em que passou naquela escotilha, Claire ficou dopada a maior parte do tempo, e ficava sob os cuidados de Ethan.
Quando a australiana se recorda da sala onde ficavam estocadas as vacinas, resolve ir até ela, seguida de perto por Rousseau. Ao chegar lá, Claire vê a geladeira das vacinas tombada, com a porta virada contra o chão, e pede a ajuda da francesa para erguê-la.
O pedido é em vão. E por quê? Porque Rousseau está claramente observando a sala com um olhar estranho. E é aí que está a grande vantagem de se rever um episódio relativamente antigo: à época em que ele passou, a expressão de Rousseau ao ver a sala me pareceu apenas o espanto de alguém que sequer sabia daquele esconderijo vendo uma das salas pela primeira vez. Mas agora, sabendo da possibilidade de um envolvimento quase de pai e filha entre Ben e Alex, me sinto seguro para afirmar: a expressão de Rousseau mostra que ela estava se recordando vagamente daquele lugar, porque ela já havia estado ali.

"Este lugar não me é estranho..."
Graças à reprise de "Maternity Leave" pude rever esta cena, e chegar a essa conclusão. Aliás, com um pouco mais de criatividade e dedução, arrisco mais: acredito que o tratamento dado a Claire por Ethan foi o mesmo que Ben deu a Rousseau. Só que, se a loirinha fugiu, a francesa, não.
Onde estou querendo chegar? Exatamente onde você pensa que quero. Para mim, Rousseau teve Alex ali, na escotilha médica, exatamente naquela sala onde Claire foi vacinada, e onde daria à luz Aaron. Só que, provavelmente, foram dias em que ela andou tão ou mais dopada do que Claire. Rousseau deu Alex aos Outros e simplesmente não se lembra de nada depois. Ou de quase nada, pois parece ter começado a se recordar daquela sala.
Se você duvida do que digo, pegue o episódio e reveja-o. Ou então, experimente fazer isso com outros. Vai valer a pena, pode apostar.
* * *
Entrevista exclusivíssima e beeeeeeem bacana com Michael "Benjamin Linus" Emerson no Séries Etc., hein? Clique e confira.
* * *
Comunidade "Lost in Lost" do Orkut já passa os 1000 integrantes! Muito bom!
Obrigado ao fundador Daniel Moraes e a cada um que está por lá. E se você ainda não entrou nela, venha aqui e deixe de marcar bobeira...
Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário