terça-feira, 16 de janeiro de 2007

FIM DE LOST NA QUARTA TEMPORADA? NADA DISSO!

Como você leu nesta matéria, os produtores de "Lost" têm se reunido com os executivos da ABC (emissora americana responsável pela série) para tentar acertar uma data para o fim da atração - e há especulações de que possamos nos despedir de Jack, Locke e companhia na quarta temporada. Quer dizer, há mesmo essa chance?

Para mim, não. É tudo má interpretação de uma idéia logica e perfeitamente aceitável. Seguinte: como coloquei no post de ontem sobre o painel de "Lost" na ATAS, o produtor e roteirista Carlton Cuse disse que até os executivos da emissora cobram respostas aos enigmas da série aos escritores, certo?

Por sua vez, o time de criadores da série (JJ Abrams, Damon Lindelof e o próprio Cuse) já cansaram de dizer que gostariam de fazer a série em cinco ou seis temporadas no máximo, mas que a dona de "Lost" é a ABC, e ela pode 'esticá-la' de acordo com a vontade dela. Óbvio que eles - e nem os fãs de "Lost" com um mínimo de sensatez - não gostam nem um pouco dessa possibilidade.

Considerando esses fatos, fica muito claro pra mim o porquê dessas reuniões entre produtores e executivos para acertar a data final de "Lost" - e não tem nada, nada, nada a ver com uma conotação negativa em já terminar a série em sua quarta temporada.

Para mim, a explicação é simples: os produtores de "Lost" só querem uma garantia por parte da ABC de que a emissora não vai prolongar a série à revelia do que seus autores planejavam para ela. Em outras palavras, algo do tipo: "Ok, vocês estão loucos por respostas? Pois até podemos dar algumas, mas queremos ter a certeza de que 'Lost' não se prolongará, virando uma novela chata e interminável por atender apenas a objetivos financeiros e se tornando algo completamente diferente do que sempre quisemos fazer dela.".

Uma vez estipulado um prazo para o fim da série, os roteiristas terão condições de desenvolver uma história mais fluida e consistente, sem a necessidade de atropelos e explicações para os mistérios e para toda a trama em si na base da correria.

O site da revista "Variety" observou que o contrato de Abrams e companhia com a ABC iria até uma possível sétima temporada; e por isso, considera-se a idéia de que "Lost" dure esse tempo. Eu ainda acho que os produtores baterão pé para tentar impôr sua vontade de seis temporadas no máximo - e torço para eles conseguirem, se realmente escreveram "Lost" para essa duração.

Não sou do tipo de fã que acha que os caras estão demorando a dar respostas. E por quê? Porque confio em que Abrams, Lindelof e Cuse não vão perder a chance de entrar pra história, transformando uma série fenomenal numa seqüência vergonhosa de atropelos mal-escritos. Eles não são burros. Eles viram o que aconteceu com "Arquivo X" - e obviamente não vão querer repetir o mico.

Por isso, respeito os caras e levo fé em que eles nos dêem as respostas no momento certo. E tenham a certeza de que o objetivo do grupo ao se reunir com os executivos da ABC caminha também nesse sentido. A ABC pode ser dona de "Lost", mas a série é o que é graças a Abrams e seus companheiros - e estes só querem ter o direito de contar a história do jeito que eles a imaginaram.

Que todos confiem neles - inclusive os fãs da série. Tenho certeza de que ninguém sairá perdendo com isso.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

Nenhum comentário: