quinta-feira, 29 de março de 2007

RESUMÃO DE "EXPOSÉ", 14º EPISÓDIO DA TERCEIRA TEMPORADA

(Claro que tem SPOILERS!)





O episódio começa com Nikki correndo pela mata. Assustada, ela enterra algo na areia, e volta para a praia quando desmaia. Hurley e Sawyer, que jogavam pingue-pongue, a socorrem. Só que, rapidamente, ela morre - mas antes sussura algo, "Paralysed" - "paralisado" em inglês. E Sawyer demonstra que não a conhecia: quando Hurley fala o nome "Nikki", o golpista pergunta quem diabos é ela.

Flashback. Nikki aparece dançando a la stripper num night club. De repente, vê um homem entrando numa sala, e vai até ele. Ao entrar, fala com um homem chamado LaShade, e descobre que ele é um traidor! LaShade então dá três tiros nela e... CORTA! Era a gravação do episódio de uma série, chamada "Exposé"! Nikki é aplaudida pela sua atuação pelo produtor, Howard Zukerman. Logo, descobrimos que eles estão em Sydney - e Zukerman beija a loira.

Depois da enigmática vinheta, voltamos à capital australiana. Nikki e Zukerman estão tomando café da manhã. Ela elogia a comida, e ele resolve apresentá-la ao seu novo cozinheiro: o brasileiro Paulo! Após o chef voltar à cozinha, Zukerman parece não se sentir bem, e morre de forma fulminante. Nikki chama o cozinheiro, e descobrimos que eles já se conhecem, e que tramaram a morte do produtor.

Nikki arranca uma chave do pescoço, e eles vão até o cofre, onde encontram uma boneca russa - aquela, que de dentro saem outras bonequinhas...

Voltamos para a ilha. Ao lado de Charlie, Sun, Jin, Hurley e da falecida, Sawyer comenta que ela sussurou algo a ver com "para lies". Hurley acha que ela disse "Paulo lies" ("Paulo mente"), e o golpista diz que, já que Paulo mente, é melhor procurar por ele.

Mais flashback. Paulo e Nikki lêem felizes a notícia da morte de Zukerman no jornal. Paulo conta a ela que está deixando de fumar, e está usando chiclete de nicotina. O casal assiste a uma briga de Shannon e Boone (sim!). Julgando serem namorados, Nikki pede ao namorado que prometa que eles nunca ficarãoassim um com o outro, e ele atende.

Corta para a famosa cena pós-queda do vôo 815. Nikki começa a procurar por Paulo. No caminho, encontra Arzt, Boone, vê Locke, Shannon, Jack, Claire... e enfim acha o namorado. Ele parece em estado de choque, e a loira pergunta a ele sobre a bolsa.

De volta aos tempos atuais na ilha, Hurley, Jin e Sawyer encontram o corpo de Paulio. Eles o examinam. Jin acha que a morte pode ter sido obra do monstro, e pega uma garrafa d'água da mochila do brasileiro. Sawyer o impede de beber a água, sob suspeita de estar envenenada.

Voltamos no tempo na ilha, 75 dias atrás. Nikki o força a procurar a bolsa, para eles estarem com ela quando o resgate chegar. Um homem chega para perguntar se eles perderam sua bagagem, e oferece roupas a eles. E quem é o sujeito? Ethan, devidamente disfarçado de sobrevivente! Ao ouvir da loira que eles procuram a sacola com o chiclete de nicotina de Paulo, o Outro diz que o avião se partiu ao meio, e que a bagagem pode estar mata adentro. Instantes após, vemos a clássica discussão de Charlie e Boone pela água, e o discurso "Vivemos juntos ou morremos sozinhos".

No "presente", Hurley e Sawyer discutem sobre a causa da morte dos dois, e Sawyer diz que eles precisam saber mais sobre o casal para descobrir o motivo.

De novo regressamos na ilha - agora, 57 dias. Nikki visita a tenda do doutor Arzt e sua coleção de animais da ilha. Ele a mostra uma aranha chamada Medusa, de feromônios muito fortes, capaz de atrair outras fêmeas de sua espécie em segundos. A loira pergunta ao professor se ele tem alguma noção de mapeamento, e ele prontamente desenha para ela um mapinha.

Paulo e Nikki tentam seguir as indicações desenhadas por Arzt, só que os dois chegam ao local onde o avião nigeriano está pendurado. Nikki o estimula a subir até ele, mas o brasileiro diz que pode morrer ao entrar na aeronave - e ela não é o único achado dos dois: eles encontram também a entrada da escotilha Pérola! Paulo a abre e ensaia uma descida, mas a loira o convence a não ir.

De volta ao tempos "atuais", Sawyer vasculha os pertences de Paulo e Nikki. Hurley e Charlie continuam especulando sobre o motivo da morte do casal. O roqueiro encontra um pote que Arzt usava para guardar bichos, e o roteiro de "Exposé" - que o gorducho demonstra gostar e conhecer bastante. Sawyer então encontra algo intrigante: um radiocomunicador bem parecido com os que os Outros carregavam - e chega à conclusão de que os dois estavam trabalhando para o sinistro grupo de Ben.

Novo retorno ao passado. Revemos a cena em que Shannon queria uma das armas da maleta encontrada por Kate e Sawyer, mas a sardenta avisa que só Jack tem a chave e decide quem pode pegar uma pistola. Kate conta também que a maleta estava no fundo do lago da cachoeira, e Nikki e Paulo vão para lá tentar achar a sacola.

Nikki convence Paulo a mergulhar para tentar encontrar a bolsa. Antes de cair n'água, o brasileiro pergunta para a loira se eles ainda estariam juntos se ela não precisasse dele para achar a bolsa. Nikki diz que cerca de oito milhões de dólares estão em jogo, e que isso pouco importa. Paulo mergulha, nada entre os mortos e encontra a bolsa. Ao voltar à tona, diz a ela que nada encontrou. Desolada, ela sai, e ele volta a descer ao fundo do lago...

Na ilha, Sun, Jin, Charlie, Hurley e Sawyer discutem sobre como Nikki e Paulo os espionavam. Hurley aponta que os Outros vivem do outro lado da ilha, mas Sun aponta que os Outros já tentaram seqüestrá-la - naquela armação de Charlie e Sawyer, lembra? Armado, o golpista decide fazer uma ronda pelo local, enquanto os demais decidem cobrir os corpos.

Há 32 dias, vemos Paulo com a boneca russa nas mãos tentando enterrá-la, quando recebe a visita de John Locke que diz que, o que quer que ele esteja tentando esconder na areia, que poderá ser levado quando a maré encher. O brasileiro resolve ir até a escotilha Pérola, e esconde a boneca no mecanismo do vaso sanitário.

Antes de sair do banheiro, Paulo ouve vozes: do lado de fora estão Juliet e Ben! Eles ligam um dos monitores e vêem Jack nele. Juliet pergunta se ele é o tal que irá operar Ben, e como ele convencerá Jack a fazer a cirurgia. Ben diz que fará o de sempre: usará a pessoa com que ele está emocionalmente envolvido. A loira dos Outros faz nova pergunta: "Nós simplesmente levaremos Austen (Kate) e Ford (Sawyer)?". Ben: "Não. Eles irão até nós. Usaremos Michael, claro!", e os dois saem. Ao deixar o banheiro, Paulo ainda encontra o tal radiocomunicador...

Hurley vai até Desmond perguntar se ele "viu" o que aconteceu com Nikki e Paulo em um de seus flashes. O "Brotha" diz que não é assim que seu dom funciona, mas que ele viu Sawyer discutir com Nikki mais cedo - e ela estava aos berros...

Hurley conta a Charlie e Sun o que Desmond disse a ele, e o gorducho desconfia do golpista. Sun discorda dele, por saber do que os Outros são capazes. Quando Hurley vai atrás do golpista, Charlie confessa à coreana que ele foi autor do seu seqüestro, e diz também que Sawyer foi o mentor do plano. Indignada, ela sai e deixa Charlie pedindo desculpas sozinho...

Nove dias atrás. Locke convoca a expedição para ir até a escotilha Pérola, e Nikki se voluntaria, para a total preocupação de Paulo. Lá embaixo, o brasileiro vai ao banheiro e quebra a boneca, pegando os diamantes e os colocando dentro de sua calça.

Na ilha, todos cavam as covas do casal. Sawyer chega, e Hurley pede sua arma, contando o que Desmond disse a ele sobre a discussão, relembrando também que o golpista fingiu não saber o nome da loira. Em sua defesa, Sawyer nega ter matado os dois, confirma o bate-boca, dizendo que ela queria uma arma.

Quando Hurley pergunta por que ele não tinha contado isso antes, Sawyer fala que foi por conta da terra debaixo das unhas dela - pois, se ela teve tempo para cavar antes de cair morta, é porque é há algo muito interessante a se esconder. Sun pergunta o que era, e ele dá a ela os diamantes.

Doze horas atrás, Paulo e Nikki aparecem conversando sobre um possível resgate, e ele diz que talvez não ter encontrado a bolsa fez um bem aos dois, pois possivelmente as jóias os teriam separado. A namorada concorda. Quando Paulo diz que vai pegar algo para eles comerem, não sente ao sair que caiu do seu bolso uma cartela do chiclete de nicotina - aquele mesmo, que estava na bolsa ainda supostamente desaparecida... e Nikki, claro, encontra o objeto e começa a desconfiar do brasileiro...

Vemos Sawyer negando a arma a uma Nikki revoltada, confirmando o que ele tinha dito a Hurley. No "presente", o golpista escava as covas e Sun vai encontrá-lo, dizendo que sabe de sua participação no plano de seu seqüestro. Ele pergunta à coreana se ela contará isso a Jin, e ela diz que não, senão eles terão que cavar outra cova. Sun devolve os diamantes, acerta uma bofetada no trambiqueiro e vai embora.

Hurley dirige o funeral de Nikki e Paulo. E, antes do enterro propriamente dito, Sawyer joga os diamantes nos corpos.

Oito horas atrás, Nikki leva Paulo à selva, e diz a ele que encontrou os diamantes - e estão com ele. Mostrando a cartela de chiclete, a loira exige que ele entregue as jóias a ela e, desmascarado, o brasileiro pede calma. Nikki então tira um pote com uma das aranhas-medusa, e a joga no namorado. Ele é picado no pescoço.

Ela então conta ao assustado a história das aranhas-medusa: elas são chamadas assim porque seu veneno paralisa suas vítimas por cerca de oito horas, dando a elas a aparência de mortas. Ela procura os diamantes, e acaba achando. Paulo pede desculpas, e diz que só escondeu as jóias porque tinha medo de perdê-la, pois se ela as achasse, poderia dispensá-lo por não ser mais "necessário".

Nikki não nota, mas o odor da aranha parece atrair outras - e uma delas a pica no tornozelo. Ela corre, escava a areia, enterra o saquinho com as pedras e vai até a praia - sim, é a cena que abre o episódio. E descobrimos enfim o que ela sussurra de verdade: "I'm paralysed" ("Estou paralisada").

Sawyer e Hurley começam a enterrar os dois corpos; e, ao som de uma música macabra, ainda vemos Nikki abrir os olhos para ver a areia caindo em seu rosto. E tudo termina assim: com a loira e Paulo sendo enterrados vivos...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

Nenhum comentário: