terça-feira, 6 de novembro de 2007

"THE WATCH" - UM LAÇO ENTRE OS SHEPHARD

Para começo de conversa, não me surpreendeu em nada a escolha de Jack Shephard como o "dono" do mobisódio de estréia - a exemplo do que aconteceu no começo das duas últimas temporadas da série.

Apesar de curtinho - como já era de se esperar -, "The Watch" fez com que nós, fãs de "Lost", matássemos um pouquinho da imensa saudade que estamos da série. Mas não foi só isso...

O mobisódio também tangenciou alguns assuntos e reforçou situações vistas na série, sobre as quais vou falar em tópicos. Aliás, os comentários dos mobisódios devem sempre ser nesse formato, dada a duração curta de cada um. Vamos lá:

- Primeiro, na curta historinha contada por Christian, uma tradição dos Shephard: a dos desentendimentos entre pais e filhos. Christian disse que seu pai não aprovava seu casamento; e, para mim, essa é uma prova mais do que clara de que o relacionamento entre o pai e o avô de Jack não deveria ser bom;

- Mais uma vez, como em "Do No Harm" - o 20º episódio da primeira temporada -, vimos Jack relutante em relação ao seu casamento com Sarah.

- Jack nunca foi bom em deixar que as coisas escapassem de suas mãos, tomando um curso que não o desejado por ele. Em algum ponto, o fim do casamento com Sarah possa ter significado para Jack o fim de um elo entre ele e o pai, representado em duas passagens em "Lost" em que eles se entenderam e se desarmaram: em "Do No Harm", Jack assume que tem o problema de não saber se desligar das coisas; e em "The Watch", Christian pondera que não foi um bom pai.

- Em "Lost", o relógio é mostrado como um objeto que representa laços especiais. Jin estava indo para Los Angeles para entregar relógios dados de presente por seu sogro, o Sr.Paik, a alguns parceiros, lembram?

Foi por um destes relógios que o coreano se desentendeu primeiramente com Michael. Mais tarde, o pai de Walt devolveu o relógio não só como um presente mas também como um símbolo da amizade que parecia se consolidar entre ele e Jin.

E finalmente em "The Watch", o gesto de presentear o relógio a Jack revelou Christian dando uma bênção que ele mesmo não teve - uma conexão especial e rara entre pai e filho. E é curioso relembrar de "A Tale of Two Cities" (episódio de estréia da terceira temporada) e ver como a crise no casamento de Jack e a ocorrida no relacionamento dos Shephard, que um dia correram em paralelo, se fundiram de uma forma complicada e especialmente cruel para ambos.


* * *

Pronto: agora é a vez de vocês comentarem também...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

Nenhum comentário: