quarta-feira, 26 de março de 2008

LOST IN LOST RESPONDE #2

(Com SPOILERS! para quem não acompanha a série junto com a TV americana)


Quarta-feira, vocês sabem: é dia de tentar responder por aqui algumas das várias perguntas que vocês me enviam. Ah, e lembrando: dessa vez, lá no finzinho, tem uma questão que envolve spoilers - mas é claro que eu aviso...

Então, sem mais delongas, vamos ao início dos trabalhos!


"Seria a expedição de rousseau a primeira investida de Matthew Abbadon em tentar achar Ben?"(Breno Barros)

- Eu não diria de Abbadon, pois não creio que ele poderia ter sido um "recrutador" de Rousseau e companhia há 16 anos; porém, não descarto a possibilidade levantada por você de que a expedição científica da francesa tenha Charles Widmore por trás.

Como sempre insisto, há muito sobre Rousseau que merecemos saber - inclusive, sobre o seu ramo de estudo, que ainda ignoramos. Por isso mesmo acredito que não, ela não morreu ao ser atingida no fim de "Meet Kevin Johnson".


"Nessa quarta temporada haverá mais cinco episódios e ainda faltam os episódios de cinco personagens: Locke, Jack, Sawyer, Ben e Claire. Há a possibilidade de que algum desses personagens não tenha nessa temporada um episodio só seu?"(Wesley Moreira)






Há rumores - rumores! - de que Sawyer não terá um episódio centrado nele nesta quarta temporada. Se isso chega a desanimar os fãs do golpista, relembro um aspecto positivo de tal boato: muitos personagens já morreram em episódios centrados neles; por isso, não ter um episódio sobre si não chega a ser tão ruim assim...

Falando agora de Jack, digo ainda que há uma outra chance: a de que o médico não tenha um episódio focado apenas nele, mas sim em todos os Oceanic Six!


"Será que, com o aparecimento dos Oceanic Six, vai ser explicado o achado dos destroços do vôo 815 com todos os 324 passageiros dentro? Será por este motivo que apenas alguns poderão sair da ilha?"(Dirlene Toé)

Dirlene, no noticiário que fala sobre o encontro dos destroços visto algumas vezes nesta quarta temporada já foi dito que será difícil o recolhimento dos cadáveres, devido ao avião estar em uma grande profundidade...

É interessante a sua hipótese para que apenas alguns possam sair da ilha! Acrescento alguns outros motivos para que apenas seis possam ter saído:

- Se já é incrível que seis pessoas tenham sobrevivido ao desastre aéreo com o vôo 815, mais do que isso poderia suscitar suspeitas em relação ao ocorrido;

- Vimos que os Oceanic Six contarão uma mentira ao mundo, deixando para trás o que de fato aconteceu após a queda do avião. O número reduzido de resgatados pode ter sido estipulado para que essa versão alterada dos acontecimentos pudesse ser minimamente sustentável. Se manter um segredo entre três pessoas já parece complicado, imagine com mais de seis?

- Por fim, uma outra possibilidade que considero, e da qual gosto muito: e se os seis foram resgatados por terem seus nomes em uma... lista? Eu não ficaria nada admirado se isso se confirmasse na série...


"Meu caro Carlos Alexandre Monteiro, gostaria de uma explicação ou apenas sua opinião a respeito de um fato ocorrido na velha segunda temporada que estou revendo!!! Em um determinado episódio, não me lembro qual no momento, os losties recebem um carregamento de mantimentos jogados de um helicóptero com um logo da Dharma!!! O que viria a ser aquilo e quem teria mandado o carregamento, e isso então significaria que outras pessoas que nao Charles Widmore e Ben teriam como chegar a ilha?"(Bruno Barreto)

É bom lembrar, Bruno, que nunca vimos o helicóptero ou qualquer outro veículo responsável pelo envio destes mantimentos - estes sim, com os logos Dharma...






Acredito na hipótese de que, de alguma forma, Ben conseguiu com que a Dharma acreditasse que, por mais que as atividades da Iniciativa já tivessem encerrado, ainda havia um grupo remanescente das experiências dos 70s na ilha, motivando assim o envio de mantimentos, já que os que trabalharam para Alvar Hanso e companhia não sairiam de lá mesmo...

No entanto, lembro, se havia esse plano, ele pode ter ido por água abaixo quando Locke explodiu a estação Chama ao digitar 77 e supostamente avisando aos Dharma que os Hostis teriam dominado a ilha.


"No episódio 'Greatest Hits', na terceira temporada, Desmond diz a Charlie que teve a visão de Claire e Aaron sendo resgatados pelo helicóptero e que isso só aconteceria se ele morresse. Mas agora que temos a lista dos Oceanic Six, sabemos que Claire não foi resgatada. Então a visão de Desmond estava errada ou ele mentiu para Charlie porque sabia que assim teria notícias de Penny?" (Clara Bassi)

Não levo fé na má fé - Oops! Heh! - de Desmond não; e para responder sua pergunta, Clara, lembro que o próprio "Brotha" disse que nem sempre seus flashes aconteciam de forma clara.

Ainda assim, como não vimos o resgate propriamente dito, nada impede que Claire possa de fato ter embarcado no helicóptero com Aaron, concretizando a visão de Desmond, para depois algo mais trágico ou grave acontecer e a loirinha não ter sido resgatada. Já pensou se a loirinha for levada para o cargueiro em vez de partir rumo ao "mundo exterior"? Não acho nada difícil que isso possa acontecer.


"Olá Carlos Alexandre! No episódio 'Ji Yeon', Hurley acaba aparecendo no flash-foward de Sun. Gostaria de saber se esse acontecimento se passou antes ou depois de ele ter voltado ao manicômio (no primeiro episódio desta temporada). Eu acho que isto se passou depois de ele ter ficado internado" (Ricardo Pocetti)

Ainda não temos uma linha do tempo muito precisa sobre os flash-forwards, Ricardo, mas creio que o de Sun em "Ji Yeon"' seja antes do de Hurley em 'The Beginning of the End' - que, por sua vez, vem imediatamente anterior ao de Jack em "'Through the Looking Glass".

Se eu tivesse que arriscar uma ordem, ela seria: "Eggtown" >> "Ji Yeon" >> "The Beginning of the End" >> "Through the Looking Glass. "The Economist" não me deu pistas suficientes para que eu consiga encaixá-lo...


"Estava assistindo o episódio 'The Beginning Of The End" e fiquei com uma dúvida: qual a razão para que Matthew Abbadon perguntar para Hurley se "eles ainda estão vivos", se, teoricamente, ele tinha uma equipe na ilha e essa equipe teria passado todas as informações para ele, inclusive dos sobreviventes? Será que não sobra ninguém de sua equipe?" (Márcio Carbonari)

Excelente pergunta! E o caminho penso que seja por aí mesmo, Márcio: ou sua equipe morreu toda ou, como aposto, alguns apenas morreram, com os demais ficando por lá.






De qualquer forma, a impressão que fica é a de que o resgate do grupo não teria sido feito pelo grupo do cargueiro, mas sim por gente ligada a Ben. E a maior evidência que aponta esse caminho é justamente a ignorância de Abbadon em relação aos sobreviventes do vôo 815.


E agora, uma pergunta cuja resposta traz SPOILERS! Só siga se não se incomodar em ter a surpresa estragada...


"Creio que o ato de 'ter pensado com o coração em vez de usar a arma' mencionado a Sayid por Ben em 'The Economist' seja o fato de ter entregue Michael ao capitão Gault. E parece que Lapidus levou os soldados à ilha e eles já
estão atuando quando atiram em Karl e na Francesa".






Pela descrição dos sujeitos camuflados e com armas pesadas dada por Blake "Karl" Bashoff, tudo aponta para que os atiradores tenham mesmo vindo do cargueiro. Agora, sobre a frase de Ben, acho cedo ainda para dizer, pois no nono episódio da série veremos o iraquiano velando o corpo de sua amada, Nádia - ou seja, algo pode ter acontecido a envolvendo e "inspirando" Ben a
dizer o que disse.


* * *

Agora é com vocês. Aos comentários!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

Nenhum comentário: