terça-feira, 25 de novembro de 2008

VAZOU UM ROTEIRO DE PRODUÇÃO DO QUARTO EPISÓDIO!

(Com GRAVES SPOILERS!)


Aconteceu novamente. Lembram láaa no ano passado, quando eu tive a oportunidade de, no Havaí, dar uma olhada em um pedaço do script de "The Economist" e em um roteiro de produção - espécie de folha de rosto com informações sobre cenas, atores envolvidos etc.? Pois uma leitora do DarkUfo identificada como Jodie postou um desses roteiros de produção - e pertence a filmagens/cenas de "The Little Prince", o quarto episódio deste novo ano.

A folha traz informações seriíssmas, sobre as quais falarei abaixo, não sem um pedido importante: por favor, não comentem os parágrafos deste post em outro, usando somente a seção de comentários deste aqui. Combinado?

Agora, lá vai. Cliquem na folha abaixo para vê-la em tamanho maior, cortesia do DarkUfo. Aliás, recomendo que cliquem com o botão direito do mouse na fotinho e que escolham a opção "abrir link em uma nova janela", para navegarem entre a folha e o texto.

Depois, é só descer a seta do cursor mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado para ler os parágrafos ocultos com meus comentários. Vamos lá:





Vamos dissecar a folhinha por partes, certo?


PRIMEIRA PARTE

Começamos com a tradução das descrições de cena contidas no trecho "set & scene description", localizado imediatamente abaixo dos dois horários da folha.

- Cena sobre o ombro de Faraday, focando em Charlotte no solo com o nariz sangrando.

- Charlotte ainda desmaiada, Faraday explica o sangramento.

- Locke quer retornar à Orquídea.

- Charlotte acorda, e agora vamos à Orquídea.


Como uma cena das novas promos de "Lost" já tinha adiantado, a ruiva padecerá do mesmo mal que Desmond e Minkowski. E aí vem a dúvida: quem seria a constante dela?

A resposta pode estar justamente no retorno dela à ilha, para reencontrar o lugar onde nasceu. Há chances - consideráveis, claro - de ela ter parentes por lá, e eles seriam constantes em potencial para evitar que a antropóloga morra.

Outra tentativa de salvá-la, pelo jeito, pode ser feita por Locke. Pode ser que haja uma tentativa de mandar Charlotte para o passado e, assim, livrá-la da "doença" atual...

Agora, vamos descer um pouco mais na folha...


SEGUNDA PARTE

É a vez da relação dos atores envolvidos nas cenas do episódio, identificado na lista "CAST/STATUS". E, além dos nomes "convencionais", lemos várias novidades no episódio. Na ordem, os nomes dos atores, seus respectivos papéis e os links para as páginas de cada um no Imdb - quando houver -, para que vocês possam ver fotos e outras informações sobre eles... Vejam:

- Stephanie Niznik como Doutora Arize - http://www.imdb.com/name/nm0633318

- Emerson Brooke como Tony





- Melissa Farman (foto acima) como Jovem Rousseau - http://www.imdb.com/media/rm2469106688/nm2957199

- Guillaume Dabinpons como Robert

- Marc Menaud como Montand

- Bruno Bruni como Brennan - http://www.imdb.com/name/nm1887816/


Acho que não preciso explicar por que os nomes de Melissa, Dabinpons, Menaud e Bruni aparecem em negrito, não? São os membros da expedição científica de Danielle Rousseau! Mesmo assim, talvez nem todos estejam frescos nas mentes de vocês. Então, vamos com calma:

- Melissa viverá ninguém menos do que a versão jovem de Danielle Rousseau, ainda grávida de Alex, certamente. Já volto a falar dela;

- Guillaume é Robert, o marido de Rousseau, pai de Alex, morto com a "doença";

- Menaud será Montand, o tal membro da expedição que perdeu o braço no Território Negro, como Rousseau comentou a Hurley no episódio final da primeira temporada;

- E Bruni é Brennan, citado na famosa gravação de rádio de Rousseau, quando ela diz: "Brennan a pris les clés" ("Brennan pegou as chaves").


Mais do que termos a certeza de que a curiosidade sobre a expedição científica de Rousseau será matada, há mais a ser comentado sobre a aparição deles na série:

- Pelas informações que comentarei na terceira e última parte deste post, parece que Rousseau e companhia não aparecerão em flashback. Ou seja: os cientistas aparecerão em cenas com os que "ficaram para trás" - ou seja, boa parte dos sobreviventes do vôo 815+turma do cargueiro+Alpert e os Outros. Incrível!

- Rousseau disse que sua equipe foi dizimada por uma doença; e, no episódio, veremos Charlotte e outros mais (falo mais abaixo!) sofrerem o mal já contraída por Desmond e Minkowski. Em outras palavras, tudo indica que o mal da equipe de Rousseau é o mal da turma do cargueiro.

Diante disso, perguntas e respostas:

- Por que Rousseau não sabe explicar direito o que aconteceu com sua equipe? Bom, lembram que Charlotte testa a memória de Faraday pouco depois que eles chegam à ilha? Então, tudo indica que a francesa também teve sua memória afetada - explicando seu comportamento em inúmeras passagens anteriores da série.

- Por que Rousseau foi a única a sobreviver? Simples: porque, uma vez que ela encontre Locke, Sawyer e outras pessoas que estiveram com ela no futuro, essas pessoas são suas constantes. Em outras palavras, foi a volta no tempo da ilha que, aparentemente, pode ter salvo Rousseau, tornando-a a única sobrevivente de seu grupo original.

- Ainda sobre memória, e considerando a volta no tempo dos tripulantes do cargueiro, estaria aí a explicação para o choro de Faraday ao ver a notícia da queda do vôo 815 no noticiário, logo no começo de "Confirmed Dead", episódio desta última temporada?

De qualquer forma, as evidências apontam que haverá sim um encontro entre a turma do "presente" e a do passado da ilha. E a coisa fica ainda mais grave, como conto nesta derradeira parte do post...


TERCEIRA PARTE


Ficaram zonzos? Preparem-se então, pois vem mais: é hora de darmos uma olhada nas principais informações do trecho final da folha: a lista cujo título é "Advance Shooting Schedule", um roteiro de filmagens com o resumo das cenas destas gravações, e com o que parecem ser as datas dos eventos entre parênteses!

Separei todas as informações, postadas abaixo em tópicos. Meus comentários vêm só lá embaixo, após o último tópico. O que mereceu mais destaque aparece em negrito:

1- Tony ataca Sayid, do lado de fora do Saint Sebastian Hospital. (2007)

2- Sayid não confia em Ben; Doutora Arize aparece.(2007)

3- Jack se rende; Hurley liga; Ben chega.(2007)

4- Jack leva Sayid ao hospital.(2007)

5- Jack precisa ver Kate.(2007)

6- Relutantemente, Sayid se junta a Ben para remover Hurley.(2007)

7- Ben admite que era ele que estava tentando levar Aaron.(2007)

8- Sun chega com Aaron.(2007)

9- Sentada no carro, Sun recebe uma ligação de casa, vê Jack, Kate, Sayid e Ben.(2007)

10- Kate está do lado de fora com Ben, Sun chega com uma arma, Jin não está morto.(2007)

11- Ben está levando Sun para dar provas de Jin a ela, Kate e Sayid já tiveram o suficiente.(2007)

12- O acampamento foi invadido.(2007)

13- Miles conta a Faraday sobre o seu sangramento nasal.(2007)

14- Eles descobrem os .(2007)

15- Chegando à praia, Juliet tem sangramento nasal.(1988)

16- Fora da igreja, Sun pega sua aliança de casamento.(2007)

17- Cobertura de cena.(2007)

18- Cobertura de cena, van em uma parada

19- Ethan e Locke conversam perto do teco-teco nigeriano.(2001)

20- Sawyer após o flash/ Claire e Kate sumiram.(2007)

21- Sawyer vê Kate ajudando Claire a dar à luz.(2007)

22- MIles sangra pelo nariz.(2007)


Agora sim os comentários, também em tópicos:

- Por que o sangramento de Juliet ocorre em 1988? Detalhe: seria esse o ano em que Danielle Rousseau e companhia chegaram à ilha...

-Ah, curioso também que Ethan e Locke tenham conversado em 2001. Seria esse o ano em que o avião nigeriano caiu na ilha? Suspeito...

- Jin não deve estar morto! Será? Para mim, ou é isso ou uma manipulação de Ben para convencer Sun a retornar à ilha;

- Várias vítimas do "mal" do sangramento nasal": Charlotte, Faraday, Miles e Juliet. A questão é que nenhum deles tem perto de si uma constante; e esse mal coletivo pode vitimar outros sobreviventes do vôo 815, uma vez que a causa da doença seja um novo distúrbio eletromagnético provocado pelo giro da roda feito por Ben. Posso estar enganado, mas acho que terá gente morrendo...

- Ben tentará seqüestrar Aaron, e há a representação da cena do menino nascendo. E o nome do episódio é "The Little Prince" ("O Pequeno Príncipe"). Acho que desconfio a quem o título se refere...

- Para terminar, a loucura de Sawyer, vendo Kate ajudar Claire a nascer, e Locke encontrando com Ethan próximo ao avião nigeriano. Teríamos de fato a produção de realidades alternativas? Ou ainda - bem mais provável - uma nova versão dos fatos que vimos no passado? Seja como for, se mal consigo imaginar as conseqüências desta volta ao tempo, começamos a perceber a dimensão dos problemas que os que ficaram para trás possam começar a viver a partir da viagem da ilha...


* * *

Uma folha, uma mísera folha de roteiro de produção. Foi o que bastou para "Lost" nos provar que a série, além de uma enxurrada de reviravoltas fantásticas, promete também ser um desafio ao raciocínio e à sanidade de cada um de nós. Vocês estão preparados? Eu não sei se estou, mas que venha!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

Nenhum comentário: