quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Lost in Lost Responde #13

(Com SPOILERS! para quem não está acompanhando a quinta temporada junto com o público americano)

A nova edição da seção tem apenas uma única pergunta - e que pergunta! - e também traz esclarecimentos sobre alguns boatos que rondam o blog…

“Você sempre comenta que os acontecimentos dos viajantes do tempo de forma alguma pode alterar o passado (até mesmo como disse Faraday em sua explicação). Mas minha duvida está no seguinte: e se esses acontecimentos, como o Jin não permitindo que a Daniele entrasse no buraco por exemplo, aconteceram assim porque, mesmo no passado, essas interferências REALMENTE aconteceram? Os únicos furos nessa história seriam o de Desmond, que deveria ter reconhecido o Faraday e o de Ethan, que também deveria ter reconhecido Locke. Mesmo assim acho essa possibilidade naum apenas válida. Gostaria da sua opinião” (Rodrigo Souza)

Antes de falar da teoria do Rodrigo, devo dizer que ela é compartilhada por diversos outros leitores do blog, que escreveram e-mails de conteúdo semelhante ao dele. E sobre a ideia, bem… é fato de que sempre a achei bastante convincente e boa o suficiente para não ser louco de descartá-la, mas mesmo assim ainda via pontas soltas na teoria. Assim, comecei a pensar quais seriam possíveis respostas para justificá-las, chegando a alguns argumentos. E lá vamos nós:

- Por que Desmond não reconheceu Faraday na época da quarta temporada? - Na verdade, é bom termos em mente de que isso não aconteceu no primeiro encontro dos dois na ilha, mas a lembrança veio a Desmond no seu futuro pós-saída da ilha. E por que o lapso? Bom, imaginemos se, nos idos da quarta temporada, Des reconhecesse Faraday - e, naquele instante, o físico ainda não tinha vivido aquele momento do encontro com o escocês na porta da Cisne. Pronto: teríamos a chance de Desmond alterar o seu próprio passado - que, na verdade, teve a participação do futuro de Faraday. Assim, as regras vigentes impediram então que Desmond se lembrasse do encontro enquanto ainda estava na ilha…

Ethan e Locke

- Por que Ethan não reconheceu Locke e Danielle não lembrou de Jin? - Algo que ainda não tinha pensado até pouco: quem foi que disse que Ethan e Danielle não o reconheceram em 2004? Devemos lembrar de que Ethan e Rousseau eram pessoas “da ciência”; e, por isso mesmo, podem ter mantido sigilo a respeito dos fatos ocorridos, em nome de que eles pudessem acontecer no futuro de Jin e Locke e, consequentemente, em seus respectivos passados. Ou não: o médico e a francesa esqueceram mesmo dos seus respectivos encontros por conta do destino…

Outros fortes argumentos a favor de que os sobreviventes sempre estiveram no passado da ilha são:

- O fato de que Jack e companhia teriam mesmo que ir parar na ilha, promovendo assim uma espécie de justificativa do passado no futuro;
- Todas as informações dos sobreviventes do vôo 815 coletadas pelos Outros. No passado eles podem simplesmente ter aproveitado a presença deles para fazer um levantamento da vida de cada um.

Jin e Rousseau

Ok, ótimo. Me rendo! Mas ainda assim outra ideia - a da imutabilidade dos fatos - não me sai da cabeça, sobretudo quando penso na insistência vã de Desmond em tentar salvar a vida de Charlie, vista ao longo da terceira temporada. Naquela trama, aprendemos que, de fato, o roqueiro iria morrer; e, pelo que vimos, Des apenas conseguiu adiar a morte - o que pode ser prova de que as coisas acontecem como têm que acontecer, independentemente do esforço ou intervenção alheia. Transportem esse caso de Desmond e Charlie para os acontecimentos do passado e vocês entenderão meu ponto…

Desmond e Charlie

Ainda sobre Desmond e Charlie, minha teoria é a de que Charlie iria mesmo morrer na Looking Glass, e que a função do brotha era justamente garantir que o roqueiro chegasse até aquele momento. Mas ainda me resta uma dúvida, que é sobre os flashes de Desmond envolvendo Charlie. Como e por que o Brotha anteviu as, digamos, “opções” de morte do baixista? Ou seriam as visões uma forma de a ilha ou Jacob fazer com que Des salvasse Charlie para que ele pudesse ir à estação Looking Glass?

Eis aí um mistério pendente - que creio que irá durar mais do que o entendimento dessa história de sobreviventes e seu grau de influência nos acontecimentos ao revisitarem o passado…

“Que história é essa de que o Lost in Lost vai acabar? Você foi demitido do Séries Etc.? E o papo de que o blog deve se juntar com o Dude, We Are Lost!?”

Bom, diferentemente de nossos amigos perdidos na ilha, sempre fiz questão de não termos falhas de comunicação no blog. Por isso, pergunto: vocês acham realmente que notícias dessa dimensão não seriam dadas por mim mesmo em um post, caso fossem verdadeiras?

Sim, é isso aí: nada do que foi discutido na seção de comentários a respeito de demissão/fim do blog/junção com outro(s) site(s) é verdade. Se um dia alguma coisa do gênero acontecer, fiquem tranquilos porque vocês serão os primeiros a serem avisados - um respeito levado em conta tanto no ótimo Dude, dos amigos Davi, Ju e Fer, como aqui. Certo?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

Nenhum comentário: