(Com SPOILERS!)
Abaixo vocês leem os principais fatos deste 12º episódio da temporada…
- Flash-sideway, Hurley recebe um prêmio por suas ações beneficentes em uma cerimônia, cujo mestre é Pierre Chang.
Na saída, sua mãe, Carmen, diz que ele precisa arrumar uma namorada, e diz que arrumou um encontro pra ele, com a filha do vizinho do avô dele, Rosalita.
- Na ilha, Hurley ora diante do túmulo de Libby. Ilana vai até ele falar que eles vão ao Black Rock para pegar dinamites para explodir o avião. Quando ela sai, Hurley ouve sussurros e recebe a visita de um morto: Michael. “Estou aqui para te impedir de deixar que todos morram”.
Hurley questiona por que deve confiar nele, e Michael diz que o que importa é que todos agora ouvem Hurley. Jack chega para chamar Hurley, pergunta com quem ele estava falando, e Hurley diz: “Com ninguém”.
- Flash-sideway. À espera de Rosalita, Hurley recebe uma mulher em sua mesa: Libby! Ele diz que não esperava que ela fosse tão bonita, a chama de Rosalita, e Libby diz que não é ela, e que estava numa outra mesa do restaurante. Hurley quer saber como ela sabe o nome dele. Emocionada, ela pergunta se ele acredita em almas gêmeas, e pergunta se ele se recorda dela. “Deveria?”, responde ele, confuso. Logo, eles são interrompidos por dr. Brooks – psiquiatra do Santa Rosa. Ele pede perdão, e leva Libby embora; mas antes de partir, ela diz: “Hurley, eu estava falando sério”.
Hurley sai atrás deles, e vê Libby embarcando na van do manicômio. Ele acena para ela, e ela corresponde.
- Na ilha, Ilana volta do Black Rock ao acampamento, com a bolsa repleta de dinamites. Hurley discorda dela sobre explodir o avião, já que, se ele explodir, todos ficarão presos na ilha. Ilana reforça que foi treinada para protegê-los, e que Jacob disse para Alpert para impedir a saída do Homem de Preto. Alpert concorda, e Hurley disse que Jacob nada disse sobre isso a ele.
Ilana continua falando que só quer o bem de todos e, ao pôr a bolsa com as dinamites no chão, subitamente ela explode, a matando, para espanto de todos.
- No acampamento do Homem de Preto, Kate e Sawyer querem saber dele o porquê de eles não terem tomado uma atitude contra Widmore e companhia até agora, e o Homem responde que está esperando pela vinda de Jack, Hugo e Sun pois, assim como juntos eles foram para a ilha, juntos eles têm que sair dela.
Sayid chega de volta, e pede para falar em particular com o Homem de Preto, que concorda. Caminhando com o iraquiano, o Homem pergunta se ele achara o que havia escondido no submarino, Sayid diz que encontrou, e eles param diante de Desmond, amarrado e sereno. O Homem de Preto fica intrigado.
- No outro acampamento, Hurley mexe nos pertences de Ilana, encontra uma bolsinha, olha seu conteúdo e a guarda rapidamente. Metros dali, Alpert diz a Jack que vai buscar mais dinamite e o médico discorda pelo perigo. Alpert insiste, e Hurley surge, concordando com o espanhol. Jack aceita.
- Novo flash-sideway. Hurley está numa filial do Mr. Cluck’s, comendo um balde de galinha. Nisso, ele sente que está sendo observado… e é por Desmond. O Brotha chega até ele, e pergunta se ele não estava no voo 815. Hurley confirma, e Des pede para se sentar com ele. Ao comentar sobre o balde de galinha, Hurley diz que está deprimido, por ter ido a um encontro às escuras e ter gostado de uma garota realmente louca. “Ela entrou na van de um manicômio, e disse que eles já se conheciam”. Desmond então disse que ele deveria ir até ela para saber exatamente de onde exatamente ela o conhecia antes de desistir dela. Desmond ouve o antedente chamá-lo e diz a um pensativo Hurley que foi bom encontrá-lo.
- Na ilha, o Homem de Preto solta Desmond e pergunta a ele por que Widmore o levou de volta à ilha. Des conta que, já que fora sequestrado, que ele precisava checar a resposta com o próprio magnata e relata sobre a experiência eletromagnética pela qual passou, sem entrar em maiores detalhes. O Homem de Preto então pergunta ao Brotha se ele sabe quem ele é, e o escocês diz que ele é John Locke.
O Homem de Preto manda que Sayid volte ao acampamento, pois ele vai dar uma volta com Desmond. “Há algo que quero te mostrar”, diz ele ao Brotha.
- O grupo de Jack caminha em direção ao Black Rock. Ao chegarem perto do barco, notam a ausência de Hurley. Nisso, ouve-se a voz dele, dizendo para todos correrem. De repente, o navio explode.
Alpert pergunta a Hurley por que ele fez isso, e o Dude responde: “Eu estou protegendo a gente”. O espanhol fica louco, mas Jack tenta controlá-lo. Os dois se afastam, Miles chega perto de Hurley, que explica que Michael mandou que ele não deixasse que todos morressem. Miles perguntou se Hurley costuma obedecer a tudo o que os mortos lhe dizem. “Os mortos são mais confiáveis do que os vivos”, justificou.
- Flash-sideway. Hurley fala com o dr. Brooks no Santa Rosa, e o médico diz que falhou ao ter levado Libby para o passeio. “Ela tem problemas com a realidade”, afirmou, dizendo que ela não deve receber visitas, com exceção de familiares. Hurley então se oferece para fazer uma generosa doação ao local…
Corta a cena, e vemos Hurley na sala de recreação. Libby chega, pergunta se ele se lembrou dela, e Hurley diz que não, perguntando de onde ela se recorda dele. Ela conta então que estava vendo TV e, ao ver um comercial estrelado por ele, teve a memória de já ter estado ao lado dele numa outra realidade, que envolvia um acidente de avião, uma ilha e que, por algum motivo, nessa outra realidade ele também já havia sido interno do Santa Rosa. “Se você se recordasse…”, disse ela.
Hurley lamenta não se lembrar, mas disse que achou corajoso ela ter ido falar com ele. “Me assusto só em pensar em falar com uma garota”. Libby brinca, dizendo que ele está se saindo bem. Hurley então pergunta se ela pode sair de lá, e Libby diz ter se internado voluntariamente. Hurley a convida para um encontro, e ela topa.
- Desmond caminha com o Homem de Preto, em que falam que a ilha têm uma atração por todos ali, quando subitamente eles avistam uma versão mais velha do garoto que havia aparecido para o Homem de Preto e Sawyer em “The Substitute”. Des pergunta quem é ele, mas o Homem, irritado, diz para ignorá-lo. O garoto sorri e eles seguem andando.
- Corta para o grupo de Jack, próximo ao Black Rock. Alpert planeja procurar explosivos na vila Dharma quando Hurley diz saber o que fazer sem precisar explodir nada: falar com Locke. Alpert questiona a sugestão e Hurley diz ter vindo de Jacob, fingindo estar diante dele. Alpert fala para ele perguntar a Jacob o que a ilha é, tentando pôr à prova o que o Dude estava dizendo. “Não tenho que te provar nada, Richard. Ou você vem comigo, ou podemos continuar explodindo coisas”, diz Hurley.
Alpert diz que Hurley está mentindo, e que pretende seguir com seu plano, perguntando quem o seguirá. Ben e Miles topam. Jack, Sun e Lapidus ficam com Hurley. O trio Alpert, Ben e Miles parte. “Se Jacob diz, vamos falar com Locke”, diz Jack.
- De noite, Hurley, Jack, Sun e Lapidus caminham mata adentro. Hurley assume a Jack que não viu Jacob, e Jack diz que sabe disso, mas que confia em Hurley. Logo, eles ouvem sussurros, e ficam alarmados. Hurley desconfia saber o que eles significam, e pede para que esperem, se afastando um pouco do grupo.
Metros a frente, ele chama por Michael, que aparece. Ele explica a Hurley que não consegue deixar a ilha, e confirma a Hurley que os sussurros são de espíritos que estão presos à ilha. Hurley pergunta onde está Locke, e Michael aponta o acampamento do Homem de Preto. Hurley pergunta se há algo que possa fazer, e Michael diz para ele não ser morto; e antes de o Dude partir, Michael pede a ele que, se voltar a ver Libby, que diga que ele lamenta muito pelo que fez. Hurley diz que atenderá o pedido.
- Flash-sideway. Hurley e Libby fazem um piquenique na praia. Por um tempo, ela fica meio distante, com a sensação de déjà-vu. Ele quer saber por que ela está ali, e ela diz que topou porque gosta dele, o beijando. No momento do beijo, Hurley tem um flash do beijo deles na ilha, e de outros momentos deles por lá.
Libby nota o espanto dele, e pergunta o que foi. “Acho que estou lembrando de coisas!”, diz ele. Ela então pergunta: “Então, eu não sou louca?”, e ele nega.
De longe, dentro de um carro, Desmond vê a cena, partindo em seguida.
- Na ilha, o Homem de Preto e Desmond chegam ao poço da roda congelada. O Homem fala do quão velho é o poço. Segundo ele, há outros locais como aquele, em que as bússolas giram e que aquele poço fora cavado por pessoas que resolveram ir atrás de respostas. “O motivo pelo qual te trouxe aqui é que Charles Widmore não está interessado em respostas, mas em poder”, diz o Homem.
Da boca do poço, Desmond ouve a história, mas não parece acreditar. “Você está comigo aqui, ninguém sabe onde você está… Por que você não está com medo?”, pergunta o Homem. “Qual o sentido em se ter medo?”, devolve Desmond. O Homem sorri e, de repente, atira Desmond no buraco.
- Corta a cena. O Homem de Preto volta ao acampamento e diz a Sayid que eles não precisam mais se preocupar com Desmond. Sawyer vai falar com ele e, antes que a conversa comece, ele nota a chegada de Hurley.
O Dude se aproxima e, diante de “Locke”, diz que está acompanhado e eles têm que conversar, mas que antes ele quer a palavra de que ninguém tentará nada contra ninguém. Entregando sua faca a Hurley, o Homem concorda. Hurley então chama os que os acompanham, e Lapidus, Sun e Jack chegam. “Olá, Jack”, saúda o Homem de Preto.
- Corta a cena para um flash-sideway. Na escola em que leciona, Locke passa de cadeira de rodas e, de dentro de seu carro, Desmond o observa. Alguém bate na sua janela: é Benjamin Linus, perguntando se Des espera por alguém em particular, suspeitando da presença dele em um lugar para crianças. O Brotha diz que se mudou para ali há pouco tempo e está procurando uma escola para seu filho, Charlie. Ben elogia a escola e Des se despede dele, que se afasta não inteiramente convencido das intenções de Desmond.
O Brotha continua a observar Locke. Ele liga o carro, partindo a toda contra a cadeira de rodas, atropelando Locke. Logo o careca é cercado por pessoas, e Ben pede para alguém ligar para o número de emergência. “Sr. Locke, pode me ouvir?”, pergunta ele. Em silêncio, Locke parece inteiramente perturbado.
***
Vem aí: as imagens intrigantes do episódio, promo de “The Last Recruit”… e, bem mais tarde, os comentários de Everybody Loves Hugo!
Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro