terça-feira, 31 de julho de 2007

LOST NO AXN: TUDO SOBRE A PRIMEIRA PARTE DE "THROUGH THE LOOKING GLASS"

Amigos que acompanham a série pela TV, cliquem aqui para rever os principais detalhes da metade inicial do encerramento desta terceira temporada.

E eu só não pus os links dos meus comentários, do podcast e da raspa do tacho porque eles também abrangem a segunda parte do episódio... Na semana que vem, estes links estarão aqui!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

ÚLTIMAS NOVIDADES DA QUARTA TEMPORADA!

(Com SPOILERS!)


Tá lá no Séries Etc.: O produtor executivo de "Lost" Carlton Cuse deu nova dica de que sim, Naomi e sua turma não prestam - e que deverão representar um perigo maior do que Ben, Mikhail Bakunin e companhia.

Cuse e a produtora Jean Higgins andaram contando mais novidades sobre a quarta temporada ao site E!Online. Veja abaixo o que eles disseram, com meus comentários em amarelo.

- JACOB VAI VOLTAR! - Exatamente! Carlton Cuse prometeu: "Sim! Vocês verão mais dele!"

Sensacional. Se os 11 frames em que Jacob apareceu em "The Man Behind The Curtain" e o "Help me" ("Ajude-me") dito por ele não saem da nossa memória, imagina quando o personagem/assombração/entidade ganhar mais espaço na trama?

- O INFERNO NÃO SÃO OS OUTROS - Segundo Cuse, a história de "Lost" ganhará contornos ainda mais dramáticos graças ao contato feito com o barco de Naomi.

"Os sobreviventes ligaram para o cargueiro de Naomi, e há pessoas nessa embarcação. Neste ano, a trama ficará intensa. Charlie escreveu em sua mão que 'não é o barco de Penny', e essa informação é muito importante", observou.

Segundo Cuse, um dos extras da nova caixa de DVDs de "Lost" exibido na Comic-Con traz uma dica interessante sobre os próximos problemas que Jack, Kate e companhia terão pela frente.

"Curioso que o extra que mostramos trazia Tom dizendo: 'Quando vocês assistirem isso, estarei morto, mas o que virá depois dos Outros será bem pior do que jamais fomos'. Damon e eu estávamos vendo isso e concordando com a cabeça, como que dizendo: 'Isso é bem profético'".

Caso a Dharma esteja falando a verdade sobre seus ideais, cai por terra a possibilidade de que Naomi seja membro da iniciativa de Alvar Hanso.

Eu acho que tem dedo de Charles Widmore nessa história...



- SEM CENÁRIOS FIXOS - Sobre o boato de que teremos um templo ou ruínas como novos cenários de "Lost", a produtora Jean Higgins comentou: "Não espero que tenhamos sets de filmagem fixos na quarta temporada".

Pode ser despiste? Creio que sim. De qualquer forma, acho que a trama inicial a ser explorada na quarta temporada vai ser mesmo a do barco de Naomi. E a chance de Richard Alpert ficar de fora da temporada ainda reforça essa minha suspeita.

Ou seja: Templo e ruínas neste quarto ano? Sim, mas nem tão cedo...


- TENSÃO PARA COREANOS - Fãs de Jin e Sun vão ter fortes emoções pela frente, pois a gravidez da coreana será muito explorada no novo ano, como promete Carlton Cuse: "Temos uma situação bem dinâmica a caminho para os dois. O destino do bebê e do casamento de Jin e Sun serão desenvolvidas".

Eu só imagino a reação de Jin ao saber que sua mulher pode estar condenada à morte na ilha. Mais do que nunca, ele vai se desesperar para sair de lá - e isso pode ter a ver com alguma atitude desesperada dele envolvendo o tal cargueiro de Naomi e seus comparsas. Você duvida?


- WALT ENIGMÁTICO - A exemplo de Michael, o garoto também voltará no novo ano de "Lost", mas esta confirmação vem acompanhada por muito mistério: "Walt está de volta, mas não daremos maiores detalhes a respeito", afirma Cuse.

Continuo achando: Michael e Walt estão no cargueiro. E presos.


- SAWYER BEM NA FITA - Os fãs que torcem para que o golpista e a fugitiva Kate finalmente se acertem têm um forte aliado: "Eu sou fã de Sawyer", confidenciou Carlton Cuse.


Uma vez que Jack e Juliet estarão juntos, esse é mesmo o caminho. Mas e se os médicos brigarem? E se a sardenta resolver tomar uma atitude junto a Jack? Tudo é possível.

* * *


Carlton Cuse ainda garantiu que a quarta temporada de "Lost" não irá se passar no futuro: "Algumas pessoas especularam que, depois do flashforward, a série aconteceria no futuro e teria alguns flashbacks no presente. Mas não: não vamos mudar o formato do programa. Os flashforwards serão apenas mais um elemento".

Para mim é simples e natural: enquanto os flashbacks continuarão revelando segredos e situações do passado dos personagens diretamente relacionados aos seus momentos atuais na ilha, os flashforwards servirão exatamente para mostrar as conseqüências futuros dos atos vistos no local.

Parece óbvio? É óbvio. Mas Cuse sabe e eu concordo: tem gente que complica...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

RICHARD ALPERT E SUAS PISTAS SOBRE VIAGEM NO TEMPO

Muita gente até hoje me escreve perguntando sobre o não-envelhecimento de Richard Alpert, fato comprovado em "The Man Behind the Curtain" - sem dúvida, um dos mistérios mais curiosos da terceira temporada.
Pensando naquela frase escondida no vídeo visto por Karl na sala 23 de "Not in Portland" - que dizia que "somente os tolos são escravizados pelo tempo e pelo espaço" - , acredito que, definitivamente, de tolo Alpert não tem nada.
Se as experiências Dharma sobre viagens no tempo ficaram bem claras com o filme da nova estação Dharma, "The Orchid", Richard Alpert já tinha dado inúmeras pistas de que ele tem algum controle sobre essa experiência. Que dicas seriam essas? Frases. Simples frases.
Veja as frases já ditas por Alpert (ou dirigidas a ele) na terceira temporada da série que adquirem um novo sentido à luz das teorias que o ligam a viagens no tempo/espaço e da prova que o tempo pode passar diferente para ele:

- "Sei que seis meses soam como uma eternidade mas você ficará espantada como o tempo voa uma vez que se está lá" (Dita a Juliet em "One of Us", 16º episódio)

- "Não importa quanto tempo se passa nessa ilha, você nunca se cansa dessa vista" (dita por ele a Locke em "The Brig", 19º episódio)

- "Você se lembra de aniversários, Richard?" (Dita a ele por Ben em "The Man Behind the Curtain", 20º episódio)

Não é curioso? Quem lembrar de alguma outra frase interessante dita por Alpert, ou ligada e dirigida a ele sobre tempo, que fique à vontade para lembrá-la nos comentários...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

sábado, 28 de julho de 2007

VÍDEO AMPLIADO DA ESCOTILHA "THE ORCHID" - E VIAGENS NO TEMPO

Provavelmente tem SPOILERS da quarta temporada)


A ABC.com dispôs em seu site oficial o vídeo de orientação da sexta e nova estação Dharma: "The Orchid" ("A Orquídea") - e, naturalmente, ele já foi parar no YouTube. Veja:


video por DoctorArzt/The Tail Section

- Agora, pode-se ouvir com clareza que o nome do apresentador é Edgar. O sobrenome é que complica: Halliwax ou Halowax? Eu vou com a segunda opção.

- Ele está com o jaleco da estação Cisne.

- E finalmente, uma questão muito importante surgida no vídeo - e que, para que eu possa desenvolvê-la, será necessário que eu traduza as falas e diálogos do filme. Muita atenção nos trechos reforçados em laranja. Vamos lá:

[Ao vermos a cartela com o logo da Dharma, pode-se ouvir sussurros indecifráveis]

Edgar: Eu nunca vou me acostumar com maquiagem.

Voz masculina: Você está ótimo! Ela tira o brilho da pele.

Edgar: Quem se importa se eu brilhar? Eu sou um cientista. Eu não...

[filme pula, e a assistente passa às mãos dele o coelho]

Voz masculina: Vire o coelho, por favor.

[Edgar atende, e vemos o #15 no dorso do bicho]

Voz masculina: Corta.

[O filme pula, e vemos Gerald DeGroot, co-criador da Iniciativa Dharma, em um frame]

Edgar: Olá. Eu sou o doutor Edgar Halowax, e esse é o filme de orientação da estação #6 da Iniciativa Dharma. Como vocês [o vídeo pula, e aparece o prédio de Narvik, sede da Hanso Foundation] supunham, a estação #6, ou "A Orquídea", não é um centro de pesquisa botânica. [corte] Nós nos desculpamos por pedir a você que enganasse sua família e amigos. Isto foi, claro, por interesse de segurança. As propriedades singulares desta ilha criaram uma espécie de "Efeito Casimir", nos permitindo...

[Subitamente, vemos a frase "God loves you as He loved Jacob" ("Deus ama você como Ele amou Jacob"), a mesma mostrada no filme visto por Karl na sala 23 no processo de lavagem cerebral sofrido por ele em "Not in Portland" (episódio 7, terceira temporada)]

Edgard: O terreno em que você foi selecionado para estudar é altamente volátil e potencialmente perigoso. Mas, nos próximos minutos, iremos demonstrar as elaboradas medidas de segurança adotadas para assegurar [e aí, uma lâmpada cai do teto, se quebrando]... Que diabos?

[Em uma prateleira atrás de Edgar aparece um coelho branco. Ouve-se várias pessoas gritando, e a assistente passa rapidamente pelo apresentador]

Voz masculina: Ei, o que é isso? O que está acontecendo?

Assistente: Oh, meu Deus, é o #15!

Edgar: Que p****...?! Não os deixem próximos um do outro! Quando você fez a mudança?

Assistente: vinte negativos!


[Soa um alarme igual ao do contador da escotilha Cisne, e uma voz feminina começa a contar regressivamente, parando no "três"]

Edgar: Por quanto tempo?

Assistente: Nove minutos, mas ainda estamos aprendendo como...

Edgar [olhando para a câmera]: Por que ainda está gravando?

Voz masculina: Ele me mandou manter a câmera ligada...

Edgar: Desligue. Desligue!

[A imagem corta bruscamente para a cena, mostrada de pontacabeça, de alguém andando de bicicleta na vila dos Outros. A voz de Edgar pode ser ouvida, falando "

Edgar: Olá. Eu sou o doutor Edgar Halowax, e esse é o filme de orientação da estação #6 da Iniciativa Dharma. Como vocês [o vídeo pula, e aparece o prédio de Narvik, sede da Hanso Foundation] supunham, a estação #6, ou "A Orquídea", não é um centro de pesquisa botânica...

[O filme "sai do trilho", e temos o corte final]


* * *


Primeiramente, elimino a suspeita do post anterior: pelo comando da situação, claramente o oriental não é um ator. Sim, eu sei que ele disse "Eu sou um cientista", e tinha visto isso de primeira, mas cogitei a possibilidade de a frase significar algo do tipo: "Se vou parecer ser um cientista, pra que preciso estar maquiado?".

Mas o que eu realmente acho importante dizer é o seguinte: em muitos fóruns gringos e em comunidades do Orkut, já vi gente falando que o fato de aparecem dois coelhos #15 é a prova de que há clonagem, e que a Orquídea é voltada para esse tipo de experimento.

Eu discordo frontalmente, pois creio estarmos diante da confirmação de que a Dharma pesquisa viagens no tempo - e uso o trecho da transcrição do vídeo selecionado em laranja como base para isso. Vamos em tópicos:

- Ao ver o outro coelho, a assistente fala: "É o #15". Se fosse clonagem, creio que ela teria dito: "É outro #15", "É mais um #15" ou algo do tipo. Mas não: em sua observação, ela deixou claro que se trata do MESMO coelho;

- A frase "Não os deixem próximos um do outro!", para mim, diz muito e resolve a charada. Se o coelho da prateleira fosse simplesmente um clone do primeiro, qual seria o problema de deixá-los juntos? NENHUM!

A preocupação de Edgar expressa nessa frase é justamente a de criar um colapso por razões de espaço/tempo caso os dois coelhos fiquem muito próximos - e que um dos bichos provoque reações no outro com esse encontro.

Edgar ainda pergunta sobre uma tal "mudança", e a resposta que ele tem é a de "vinte negativos", mantendo por "nove minutos". Há dúvidas de que temos aí uma viagem no tempo? Para mim, nenhuma.

- A luz que estoura no laboratório é provavelmente decorrente da descarga que promoveu a viagem do coelho #15.

- É interessante dizer também que a própria assistente diz que eles "ainda estão aprendendo" a fazer algo - o que mostra que as pesquisas da Dharma voltadas para viagens no tempo ainda estão no começo à época da gravação do vídeo...

Enfim, amigos, se nós queríamos um bom assunto para teorizar/especular/discutir enquanto fevereiro não chega, creio que os produtores nos deram um presentaço. Não?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

CADÊ O PODCAST?

No post anterior...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

SYDNEY!

(Com SPOILERS!)

O informante do blog The Tail Section conhecido como "Lost Ninja" teria arrancado uma pista interessante em um papo com o produtor executivo Carlton Cuse na Comic-Con.

E qual teria sido essa dica? Cuse disse a ele que Sydney seria explorada mais adiante na quarta temporada. Sim, sim, a cidade australiana de onde partiu o avião da Oceanic.

Algo me diz que essa informação, se confirmada na série, pode ter tudo a ver com uma possível conspiração em torno do destino do vôo 815...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

PAINEL DE "LOST" NA COMIC-CON: OS VÍDEOS!

Estão todos aí abaixo. Divirtam-se!







vídeos por FlyingFetus

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

sexta-feira, 27 de julho de 2007

COMIC-CON: O VÍDEO DA ESTAÇÃO "THE ORCHID"!

Se como eu, vocês vibraram com a descrição do enigmático filme da nova estação Dharma mostrado na Comic-Con - e quem não tá sabendo do que estou falando é só olhar o post anterior -, finalmente ele caiu no YouTube, para a alegria de todos nós. Clique e veja:



vídeo por AbductedVision


Algumas observações:

- Marvin Candle é um... ator???

- Você conseguiu ver Gerald DeGroot? O criador da Dharma aparece no vídeo aos 49 segundos!

- Ainda não tive tempo para ver as piscadas na tela, mas já sabemos que aparecem a mensagem "Jacob loves you" ("Jacob ama você"), a imagem do prédio da Hanso Foundation e uma cena (de cabeça para baixo) de um homem andando de bicicleta...

* * *

Ainda vou assistir a esse vídeo umas 815 vezes - e novas conclusões poderão ser postadas aqui.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

PODCAST LOST IN LOST #46

NESTA EDIÇÃO: Um especial só com as perguntas dos leitores e ouvintes


Para baixá-lo, é só clicar aqui com o botão direito do mouse e escolher "salvar destino como" (ou "Save Target As" em inglês).O tamanho do arquivo mp3 é 15MB.

Para ouvir sem baixar,clique aqui com o botão direito do mouse, escolha "copiar atalho" ("copy shortcut") e cole a URL no seu media player.E ATENÇÃO: O ENDEREÇO DO RSS DO PODCAST MUDOU! Para assinar o novo, clique: - ah, não sabe o que é RSS? Descubra aqui.

Envie suas dúvidas, críticas, elogios, sugestões ou teorias escrevendo para lostinlost@globo.com que sua mensagem pode ser lida na próxima edição.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

COMIC-CON: COBERTURA PÓS-COBERTURA - E BEM MAIS COMPLETA!

(Com SPOILERS!)


Antes de qualquer coisa é preciso explicar o porquê deste tópico. Muita gente acompanhou no post anterior a cobertura em tempo quase real do painel de "Lost" na Comic-Con, realizada com base nas mensagens por celular dos informantes dos blogs The Tail Section e Live Lost.

Exatamente: os dois sites tiveram a felicidade de contar com colaboradores que, presentes ao evento, nos municiaram de informações. Só que esse processo todo encontrou três problemas: 1º) As mensagens chegavam meio que picotadas, por vezes dificultando a sua compreensão; 2º) Algumas informações de colaboradores diferentes divergiam; 3º) Na correria para o envio de mensagens, outras infos bacanas acabaram não sendo mandadas.

Por isso é que vale reproduzir o relato de Tapdawg, representante do The Tail Section no evento, com todas as informações que rolaram por lá - desta vez, sem correria, com toda a calma do mundo. Ah, e com uma pitada ou outra do E!Online.

E é claro que este relato pós-cobertura é bem mais completo do que o anterior. Bom, né?

Vamos então destrinchar tudo em tópicos, para ficar mais ágil:



Gente como a gente, lotando a Comic-Con


- Antes do painel começar, foi exibido um extra do DVD da terceira temporada sobre como o elenco e a equipe de "Lost" vêem os Outros. E muito curioso: neste mini-documentário, os produtores executivos Damon Lindelof e Carlton Cuse dizem que Mikhail Bakunin e Isabel (a xerife que traduziu a tatuagem de Jack) estão mortos.

Eu juro que queria voltar a ver a "xerife loira" dos Outros...

- A primeira parte do painel foi a exibição de um trailer estendido do videogame da série. Cuse disse então que o joguinho só deverá estar nas lojas em uma época próxima à estréia da quarta temporada - ou seja, em fevereiro ou perto disso.

(Não se esqueça de ler o próximo texto abaixo, em que dou uma ênfase no assunto.)


Salão cheio. Também, poderia ser diferente?


- Começando a falar da série em si, Um ótimo comentário de Lindelof é que tanto ele quanto Cuse sabiam há um tempo que a estrutura de flashbacks não iria durar por todo o show, e tinham ciência de que os flashforwards aconteceriam; só que, obviamente, não podiam dividir essa informação com ninguém para não estragar o fim da terceira temporada.



"Darlton": Cuse no púlpito, Lindelof atrás


- Quando começou a rodada de perguntas e respostas, a primeira questão disse respeito a um nível elevado de violência dos últimos episódios do terceiro ano jamais visto em "Lost". Damon Lindelof retrucou, dizendo que, na primeira temporada, houve tanta violência quanto na terceira; a diferença é que as brigas do ano de estréia da série eram entre os próprios sobreviventes...

- Na pergunta seguinte, o tema era o grau de influência que os roteiristas tem sobre cada episódio. "Darlton" (o singelo apelido que trata Damon+Carlton como se eles fossem um só) explicou que há oito escritores na equipe, e que todos têm liberdade para bolar idéias. Por exemplo, Eddie Kitsis teve a idéia da kombi de Hurley e Lindelof conseguiu unir essa história com a de Ben e seu pai, Roger.

- Em seguida, "Darlton" confirmou que teremos tanto flashbacks quanto flashforwards neste quarto ano, só que não saberemos quanto tempo no futuro tratarão os forwards.

- Lindelof também admitiu que Jack e Claire irão descobrir mesmo que são irmãos neste quarto ano - só que também admitiu que não lhe era permitido contar isso...

- Depois, veio esta pergunta: "Ben caiu na armadilha de Rousseau de propósito ou sem querer?". Cuse contou ter sido um acidente, e que Ben estava indo fazer algo quando foi pego. Onde ele ia e o que ele iria fazer são mistérios que terão resposta na quarta temporada.

- Damon Lindelof salientou: a saída de Jack e Kate da ilha não é o fim da série. Na verdade, há outro capítulo inteiro de "Lost" a ser contado fora da ilha.

De novo paro o relato para refletir: seria possível que a quinta temporada e/ou a sexta pudesse concentrar mais ação no "mundo exterior"?


- Seguindo. Depois disso, "Darlton" ganhou a companhia de Harold "Michael" Perrineau. A dupla de produtores disse não poder revelar quando Michael voltará à série, mas falaram que será logo no começo da temporada, e confirmaram que o ator voltará a ser membro do elenco fixo.



Ator e produtores no telão


Os produtores disseram também que sempre houve o plano de trazê-lo de volta e que esperaram um bom tempo para dividir essa informação com o público. E mais: que sua nova jornada provaria o poder de redenção da ilha. Nada mal, não?

- Uma novidade para agradar em cheio muitos fãs: no intervalo entre a quarta e a quinta temporadas, poderemos ter uma nova edição do jogo de realidade alternativa "The Lost Experience". Esse retorno só não ocorreu agora por conta das negociações entre a emissora ABC e "Darlton" em torno da data final da série.

Depois de falar de "The Lost Experience", Damon Lindelof ainda disse que eles querem expandir mais a mitologia da série em livros e outras formas de entretenimento. Boa!

- Uma dica de Lindelof sugeriu aos fãs que "Lost", originalmente exibida às quartas nos EUA, pode mudar de dia no país: o produtor disse que seria legal ir para casa às sextas-feiras para ver a série. Hummm...

- Má notícia: há poucas chances de vermos Richard Alpert com freqüência na próxima temporada graças à escalação de Nestor Carbonell em "Cane", nova série da CBS.

- Perrineau brincou ao responder a pergunta de um fã que queria saber quem estava no caixão que apareceu no flashfoward do fim de temporada. Ele falou do recorte do jornal, do filho adolescente do falecido e, sendo assim, ele imaginou que o morto fosse... John Locke!

- Próximo do fim da rodada de questões e respostas, alguém perguntou sobre Libby e por que ela não tem sido falada. Lindelof e Cuse contaram que eles retornarão com a história da loira nesta temporada; e que, ao pensarmos que ela pode ter sido da Dharma, não estaríamos dando "um tiro n'água".


- Outra questão foi sobre um possível flashback de Rousseau. "Darlton" não prometeu que isso vá acontecer na quarta temporada, mas fatalmente veremos isso no futuro. Eles só não garantiram o flashback da francesa na quarta temporada porque a história dela precisa estar em sincronia com outra coisa que irá acontecer na ilha - mas óbvio que eles não anteciparam que fato seria esse.

- Sobre a política de spoilers, "Darlton" contou que podemos aguardar por podcasts oficiais no futuro e alguma outra informação eventual, mas nada tão numeroso ou expressivo.

- E Cérbero? Sim, esse é um nome do monstro, garantiu a dupla - aliás, um nome "dado a ele pela Dharma, talvez", de acordo com Lindelof; mas a criatura provavelmente tem vários outros apelidos.


(Já que Radzinski é o autor do mapa, será que essa é a prova de que ele de fato pertencia à iniciativa? E Kelvin Inman, idem? Hummm...)


Mais uma boa notícia sobre o ser enfumaçado: descobriremos quem fez o monstro e quais foram suas intenções, mas a resposta que teremos pode não ser exatamente o que esperávamos como tal.

Para dar um exemplo de situação parecida, eles mencionaram o item que Kate queria na tal maleta: um aviãozinho de brinquedo.

Comentário: se o monstro foi "feito", então será que a idéia de que ele é um ser natural da ilha cai por terra? Algo a se pensar.

- Por fim, foi mostrado um vídeo de Norvick, Noruega. No filme, aparece o ator que viveu Marvin Candle sendo penteado e maquiado em uma outra instalação Dharma. Logo, ele começa a fazer um discurso sobre uma nova estação Dharma: "The Orchid" ("A Orquídea"). Ele se apresenta com outro nome - e sobre ele, há controvérsias: enquanto Tapdawg diz ser Edward Hourwax, a reportagem do E!Online o chama de Edgar Halifax. Bom, Edward/Edgar diz que a Orquídea é a estação Dharma de número 6. Ela não é um jardim botânico como a Iniciativa tinha dito para que seus voluntários contassem às suas respectivas famílias quando foram trabalhar lá.

Na verdade, a Orquídea é outro local da ilha com propriedades especiais - e Tapdawg diz que se lembra de ter ouvido falar em um vulcão; e esse local estaria sendo usado para formar um "Efeito Casimir".

Não sabe o que é isso? Nem eu. Por isso, lá fui catar no amigo Google algo a respeito... e logo descobri que o tal "Efeito Casimir" permitiria a formação dos chamados "buracos de minhoca" - túneis que, segundo a física, poderiam ser usados para se viajar no tempo.

Em uma descrição sobre como se poderia fazer essa viagem, veja o que encontrei sobre um dos passos, no texto "Como Construir uma Máquina do Tempo", de Paul Davies: "Estabilize o buraco de minhoca. Uma infusão de energia negativa, produzida por meios quânticos como o chamado efeito Casimir, permitiria a passagem segura de um sinal ou um objeto através do buraco de minhoca".

Uau. Irei falar disso novamente lá embaixo, no fim deste assunto...

Bom, voltemos ao vídeo. Edward/Edgar pega então um coelho com um número 15 pintado em negro, bem parecido com o que vimos nas mãos de Ben. A partir daí, as coisas ficam esquisitas na fita: primeiro, o filme pula duas vezes e, por um segundo, surge a frase: "Jacob loves you" ("Jacob ama você").

Outra imagem que "pisca" na tela é a de um gorila andando de bicicleta, também por um segundo. Depois disso, ouvimos um alarme igual ao do contador da escotilha Cisne. Então, vemos a câmera focar outro lado da sala e outro coelho surge magicamente numa prateleira e... ele também tem o número 15. E isso é tudo o que Tapdawg lembra do vídeo.

Clonagem? Teletransporte? Hummm... Como os produtores já disseram que não iríamos ouvir jamais a palavra "clone" em "Lost", fico com a segunda opção.

- Para finalizar, Lindelof e Cuse disseram que o DVD da terceira temporada só sai dia 11 de dezembro. Os dois também contaram que estão trabalhando nos "mobisódios" - os microepisódios de "Lost" para celular, contando uma história que nunca veremos na série -, adiantando também que eles irão ser postos na internet depois de um tempo...


* * *


A "lei do silêncio" dos produtores, ao meu ver, foi quebrada com certa discrição. Se não tivemos uma enxurrada de novidades, ao menos as que surgiram foram bem interessantes - sobretudo a que envolve a "jornada de redenção" de Michael e, ainda mais, a provável descoberta de "The Orchid"/"A Orquídea".

Para mim, não restam dúvidas de que essa estação Dharma permite alguma espécie de teletransporte. Tudo indica que o que aconteceu com o coelho #15 de Edgar/Edward foi nada menos do que uma curta viagem no espaço/tempo.

Essa idéia vai ao encontro da abordagem desse tema em "Lost", sobretudo no que diz respeito a Desmond. Ainda pode explicar outras ocorrências, como as estranhas aparições de Walt vistas por Shannon, uma das perguntas de Miss Klugh a Michael sobre o garoto ("Ele costuma aparecer em lugares onde não deveria estar?") e até mesmo o rapto-relâmpago de Anthony Cooper feito por Richard Alpert.

Se a angústia bate nessas horas porque fevereiro está longe, pelo menos a Comic-Con reforçou a certeza de que ainda vem muita, mas muita coisa boa mesmo por aí em nossa série favorita.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

"LOST - THE VIDEO GAME" - MAIORES INFORMAÇÕES

Um dos pontos altos do painel da Comic-Con foi justamente a sua abertura, com uma prévia do game. E quem viu o vídeo - Hã? Você ainda não viu? Clique! - sabe que o joguinho tem tudo para agradar os fãs de "Lost".

Ainda nesta quinta-feira, a Ubisoft, que está produzindo o game, "soltou um release" com maiores detalhes sobre ele. Lá vou eu novamente em tópicos citar as principais informações sobre o lançamento:

- O jogo sairá para as seguintes plataformas: XBox 360, Playstation 3 e também para PC. É isso mesmo: nada de Playstation 2... Droga!

- O game irá trazer uma nova aventura dentro do universo da série. Damon Lindelof: "O senso de aventura e suspense que temos na série também está no jogo. A Ubisoft tem feito um trabalho fantástico e surgiu com um game visualmente incrível e criativo tanto por si próprio quanto como uma extensão do mundo da atração.



Um novo personagem de "Lost": você


- Os jogadores irão assumir o papel de um passageiro do vôo 815. À medida que o jogador começa a descobrir os mistérios da ilha, novos segredos sobre seu personagem serão revelados - e será preciso conhecer os erros de seu passado para sobreviver e achar o caminho de volta para casa.



Locke apertará o botão também no joguinho


- Em "Lost - The Video Game", veremos locações que apareceram na série e teremos também os personagens principais do programa. O jogo envolverá a resolução de enigmas, a superação de inimigos, batalhas contra o monstro de fumaça e a vitória em vários desafios para sobreviver na ilha e manter-se vivo.


* * *


De novo: alguém ainda tem dúvida de que esse jogo vai ser sensacional?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

quinta-feira, 26 de julho de 2007

COBERTURA AO VIVO DO PAINEL DE "LOST" NA COMIC-CON!

Conforme anunciei mais cedo, começa agora a cobertura do evento dedicado à nossa série favorita dentro do congresso anual de quadrinhos, séries e nerdices afins realizado em San Diego, Califórnia.

As informações abaixo vêm dos blogs The Tail Section e Live Lost. Como esse post será atualizado freqüentemente até o fim do painel - previsto para as 22h, horário de Brasília -, aperte o seu F5 do seu teclado para as últimas novidades...




O auditório, antes do início do painel

Uma observação: os horários que antecedem as notinhas se referem à minha postagem, e não aos acontecimentos do painel - por isso, até que eu anuncie a cobertura encerrada, podem surgir atualizações!

Um detalhe antes da cobertura em si: na mesa onde ficarão os produtores executivos Bryan Burk, Carlton Cuse, e Damon Lindelof há seis microfones. Quem serão os outros três participantes? Daqui a pouco saberemos...



21h19 - Um informante conta: "Vamos ter um momento de silêncio pelos Outros. O que está vindo na ilha é pior...".

Será que a equipe de Naomi é essa ameaça?


21h22- É exibido o trailer do jogo... Clique abaixo e veja também!



vídeo: Gametrailers

Parece sensacional!!!!!!!!!!! Segundo um dos presentes no auditório, parece com "Tomb Raider". Eu confesso ter ficado MUITO empolgado com o que virá!

Ah, e os únicos componentes da mesa são mesmo Lindelof e Cuse - a famosa dupla "Darlton".


21h30 - O jogo de "Lost" em breve ganhará uma página: www.lostgame.com.

21h34 - Debate sobre o game, que teve a participação dos roteiristas em sua criação e deverá ter cenas de violência. "Queríamos conflitos reais, o que resultaria em morte. Mas na primeira temporada, os sobreviventes sofreram mais com a violência dentro de seu grupo do que com a causada pelos Outros", disse "Darlton".

21h36- Surgem as primeiras perguntas e respostas sobre a quarta temporada da série:

- "Jack descobrirá que Claire é sua irmã?" - "Sim!".
- "Teremos mais flashbacks ou flashforwards?" - "Ambos!"

E uma informação sensacional: saberemos mais sobre a Iniciativa Dharma no fim do painel. Cool!

21h43- Outras boas revelações: nesta temporada, saberemos por que Ben estava caminhando sozinho na mata quando caiu na armadilha de Rousseau - e ele foi pego acidentalmente!

E sobre o fantástico flashforward do fim da terceira temporada surge uma informação empolgante:teremos um novo flashforward com Jack e Kate fora da ilha!

21h49 - Surge Harold Perrineau!



foto: The Tail Section

E com sua volta, "Darlton" revela que a história de Michael será de redenção...

21h59 - Novas perguntas e respostas:

- "O que acontecerá com Richard Alpert?" "Uma vez que ele está em outra série, aparecerá de forma limitada em 'Lost'".

- "Qual o nome do primeiro episódio da quarta temporada?" Os produtores dizem não saber - ou então estão escondendo o jogo...

- "Quem está no caixão?" Harold Perrineau, brincando, diz: "John Locke!"

Além das questões, Lindelof e Cuse se recusam a dizer quem está no barco de Naomi, quem são Adão e Eva, quem saiu da ilha e se Nikki e Paulo estão mesmo mortos...

Sobre o brasileiro e sua namorada, os produtores já confirmaram anteriormente a morte de ambos - e talvez por isso tenham se recusado a repetir a informação...

22h03- Mais informações interessantes:

- Libby deve voltar nesta quarta temporada - e talvez tenha trabalhado para a Dharma Initiative pois, segundo Darlton, essa hipótese é real. Oh!

- Um flashback de Rousseau deve acontecer, se não na quarta temporada, na quinta - mas é preciso que tenha sincronia com a história na ilha, como sempre acontece com os demais flashbacks...

- O nome "Cérbero" no mapa da porta da escotilha Cisne provavelmente se referia ao monstro de fumaça, mas a criatura pode ter outros nomes...

- 22h13 - Sensacional: é mostrado um novo vídeo de Orientação Dharma com Marvin Candle! E é de uma nova estação: The Orchid (A Orquídea). E não, não é de estudos botânicos...

22h15 - Novas informações sobre o vídeo The Orchid. O trecho de filme desta nova estação teria sido "encontrado na Noruega". Com Marvin Candle segurando um coelho com o número 15 em suas costas, o vídeo é anunciado como referente à estação número 6.

Candle revela que o objeto de pesquisa desta estação não é a botânica, como havia sido previamente dito, e pede desculpas ao espectador do vídeo. Há outro coelho, com o número 16, numa prateleira. Candle então se apresenta como Edward Allawitz e aí acontece um tremor de terra: coisas começam a cair, a câmera se volta para o coelho... E o vídeo termina. Como assim?!?!?!?!

22h21 - Segundo o informante do The Tail Section, The Orchid era uma falsa estação botânica onde se clonava coelhos; e o nome dado por Marvin Candle seria Edward Hourwax em vez de Edward Allawitz...

Bom, sobre esse sobrenome e a natureza da estação The Orchid, só teremos a informação correta quando houver o relato de uma cobertura mais precisa - isto é, feita por jornalistas presentes ao evento - para sabermos a versão correta.

22h30 - Uma curiosidade sobre o vídeo: ele teria ao menos duas mensagens subliminares, que teriam piscado na tela. Segundo o informante do blog Lost Live,uma delas seria "Jacob Loves You" ("Jacob te ama"), que apareceu duas vezes; a outra ele não conseguiu identificar. Adoro mensagens subliminares!!!



* * *

Essas foram todas as informações que "subiram" nos blogs The Tail Section e Live Lost. Em muito breve - na madrugada? só amanhã? - deveremos ter outras novidades sobre o painel aqui no blog. Por isso, não deixe de voltar!

Clique e leia também a matéria do Séries Etc.. E, claro, sinta-se à vontade para conversar sobre as novidades nos comentários.

Namastê!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

É HOJE! PAINEL DE "LOST" NA COMIC-CON... COBERTURA AQUI!

Amigos loucos por spoilers e novidades sobre a quarta temporada, webisódios e a respeito do videogame da série também, preparem-se: a partir das 21h, horário de Brasília, rola o painel sobre "Lost" na Comic-Con. No evento, os produtores executivos Damon Lindelof e Carlton Cuse prometem antecipar um monte de coisa sobre esses assuntos...

Infelizmente, não foi dessa vez que me mandei pra San Diego pra acompanhar o evento in loco; mas estarei por aqui aaaaaaaao vivo, monitorando os blogs americanos que vão cobrir o evento (como o Live Lost e o The Tail Section), contando tudo em um post especial, que deve ser atualizado (com o famoso botão F5 do seu teclado) de tempos em tempos...

No fim da postagem, a cobertura vai virar uma matéria bombante para o Séries Etc.. Não perca!!!

Namastê e até mais tarde!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

quarta-feira, 25 de julho de 2007

POST ATUALIZADO!

Se você gosta de SPOILERS, o último assunto deste post vai te interessar. Desce aí!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

CORTE FAZ ETHAN ESCAPAR DA FACA...




Você lembra da cena da primeira temporada de "Lost" que aparece na foto acima? Não? Deve ser porque na verdade ela nunca foi ao ar.

Gravada como parte de uma seqüência de "Homecoming" (primeira temporada, episódio 15), ela chegou a ter essa foto promocional divulgada pela ABC; mas a cena em si não passou da sala de edição do episódio, sendo cortada - o que deixou muitos fãs curiosos para saber como teria sido esse embate direto entre Ethan e Locke...

Agora, o mistério sobre a luta acabou. Em uma entrevista no blog The Tail Section, o ator William Mapother (que vive/vivia o Outro) contou como foi a tal briga. Acompanhe só o relato dele:

"No episódio, vários sobreviventes decidiram criar um cerco de segurança em torno de Claire para pegar Ethan quando ele fosse atrás dela. No roteiro, Ethan "entra" no trecho do círculo guardado por Locke, e eles brigam (Não me lembro exatamente como Terry [O' Quinn, que vive Locke] e eu começamos a lutar - isso é, se ele pulou em mim ou eu nele).

Locke pega sua faca e me apunhala no quadril superior, e então eu o nocauteio e continuo a seguir para surpreender Claire. Esse foi o trecho cortado.

Quando você me vê sair por detrás das árvores, estou mancando. Mas sem a briga com Terry para explicar, a manquitolada pode significar que o poderoso Ethan torceu seu tornozelo em uma pequena raiz. :)

Eu penso que a cena foi cortada somente por questões de tempo, o que acontece freqüentemente em "Lost" e outras séries dramáticas. E é um bom exemplo dos limites que um ator supera em seu desempenho.

De qualquer forma, foi uma cena divertida de se gravar com Terry, e o machucado de Ethan sempre me serviu como justificativa para que Jack estivesse apto a dominá-lo".

Na entrevista, William Mapother ainda conta que nunca foi dirigido para agir como se Ethan tivesse força sobrehumana ("Eu e Matthew Fox coreografamos nossa luta, e saiu daquele jeito"), assume que é fanático pela série ("Nunca perco um só episódio") e diz que jamais pensou em seu personagem como um vilão.

"Ethan tinha seus motivos para se comportar daquele jeito, assim como Ana Lucia, Kate e Sawyer tiveram os seus para matar. Eu sempre o interpretei da mesma forma na série; apenas as circunstâncias que o cercavam mudaram", disse Mapother.

* * *

Michael "Ben" Emerson é genial, Nestor "Richard Alpert" Carbonell é intrigante, Elizabeth "Juliet" Mitchell é dissimulada, e Andrew "Mikhail Bakunin" Divoff é de dar raiva, mas não podemos nos esquecer: foi com William Mapother que nós começamos a aprender a odiar/amar os Outros.

E é por isso também que me deu vontade de ver a tal cena cortada...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

RETORNO CONFIRMADO!

(Aviso novamente: com SPOILERS!)


Como eu disse lá em cima, tem bomba sobre a quarta temporada: o presidente da emissora americana ABC confirmou o retorno de Harold "Michael" Perrineau no próximo ano da série.

Quem além de mim acha que ele pode estar no navio da equipe de Naomi?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

terça-feira, 24 de julho de 2007

LOST NO AXN: TUDO SOBRE "GREATEST HITS"

Aqui está o post de comentários; e neste outro link, o podcast. Amigos que vêem a série pelo AXN, divirtam-se!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

TRAILER DO GAME DE LOST? PFFF...

Tá lá no Séries Etc. e eu venho reverberar a notícia por aqui - e tudo começou quando um leitor me mandou o link para este vídeo, dizendo ser o trailer do game de "Lost":





Dá para acreditar? Não, né? Narração mal gravada e com pronúncia sofrível, e imagens meio... amadoras. Enfim, creio que os produtores Damon Lindelof e Carlton Cuse jamais aprovariam um teaser assim.

Quem sabe no painel de "Lost" de quinta-feira não tenhamos um vídeo verdadeiro do joguinho? Não custa nada torcer para isso.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

LOST IN LOST NO 'BLOGGER'S CHOICE AWARDS'. QUER VOTAR?

O Lost in Lost orgulhosamente lidera a categoria "Best foreign language" ("melhor blog de língua estrangeira") do 'Blogger's Choice Awards'.





Acha que o blog merece e quer ajudá-lo a consolidar essa colocação bacana? Então, basta clicar aqui!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

PODCAST DESSA SEMANA: PERGUNTAS & RESPOSTAS!

Você tem alguma dúvida boa, interessante MESMO e que NUNCA foi respondida pelos posts ou podcasts? Chegou a sua vez!

Como já disse no podcast #45, nossa próxima edição será SOMENTE de perguntas & respostas; por isso, clique abaixo e mande seu e-mail com sua dúvida incrível!

Mas REPETINDO: não vale mandar mensagem só por mandar. Tem que ser uma questão interessante... As melhores, claro, estarão no podcast #46.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

segunda-feira, 23 de julho de 2007

POSSÍVEIS NOVAS CARAS NA QUARTA TEMPORADA!

(Com SPOILERS!)



Um dos contatos "quentes" do blog Lost Rumours passou informações interessantes sobre contratações para a próxima temporada da série. Confira os boatos:

- As negociações com Malcolm David Kelley (o Walt) já estariam fechadas, o confirmando no novo ano de "Lost"; e o acerto com Harold Perrineau (o Michael) estaria bem próximo;



Stormare e Whitaker: possíveis novidades?

- Apenas um novo ator deverá entrar para o elenco fixo da série nesta quarta temporada - e o escolhido teria sido Peter Stormare. Não está ligando o nome à pessoa? Stormare era o sensacional John Abruzzi de "Prison Break"!

- O ator Forest Whitaker (o Kavanaugh de "The Shield" e Oscar de melhor ator por "O Último Rei da Escócia") teria sido convidado para participar em dois episódios do começo da temporada.

Se confirmados, sem dúvida que Whitaker e Stormare são belos reforços; e isso sem falar na volta de Kelley e Perrineau.

Agora, quais seriam os papéis dos novatos? Um deles, aposto, seria (ou será) Minkowski. Mas até que Stormare não ficaria mal de Jacob, não acha?

E Whitaker? Poderia ele ser o verdadeiro Henry Gale? Mistério...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

RICHARD ALPERT NA QUARTA TEMPORADA: UMA INCÓGNITA

Você consegue imaginar o próximo ano de "Lost" sem o enigmático Alpert? Eu não. Mas pode acontecer.

Explico: o ator Nestor Carbonell está no elenco fixo de "Cane", nova série da emissora americana CBS - óbvio, concorrente da ABC, canal que exibe "Lost" nos EUA.

Na semana passada, numa entrevista coletiva da produção e do elenco de "Cane", a presidente de entretenimento da CBS Nina Tassler foi perguntada sobre a possibilidade do canal liberar Alpert para participações especiais em "Lost".

A resposta? "Provavelmente não", disse Nina, justificando que "eles estão tentando estabelecer um novo personagem, e talvez o público ficasse confuso ao ver Carbonell com dos papéis distintos em duas séries ao mesmo tempo".

Claro que nós não concordamos com Nina - e eu tenho certeza de que Jacob há de conspirar para que possamos ver Alpert/Carbonell nesta nova fase de "Lost".

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

GAME DE "LOST", SÓ EM OUTUBRO?

Depois de o site de uma loja virtual ter anunciado o lançamento do game de "Lost" para 31 de agosto, surge agora uma nova data: 12 de outubro. Pelo menos é o que diz o site da Lostie Online Store.

Apesar do "adiamento" de dois meses, este site pode ter trazido a confirmação de que o jogo deverá ter a participação dos atores da série em sua dublagem. Confira parte da descrição do game: "Atualmente em produção, você pode não ter o glamour de Matthew Fox ou de Evangeline Lilly, mas pelo menos poderá jogar e interagir com eles quando o jogo chegar".

Cool!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

sexta-feira, 20 de julho de 2007

PODCAST LOST IN LOST #45

NESTA EDIÇÃO: O tema da vez são a Purgação e o conflito entre Dharma e Outros - e também os tradicionais e-mails dos leitores e ouvintes, claro!


Para baixá-lo, é só clicar aqui com o botão direito do mouse e escolher "salvar destino como" (ou "Save Target As" em inglês).O tamanho do arquivo mp3 é 15MB.

Para ouvir sem baixar, clique aqui com o botão direito do mouse, escolha "copiar atalho" ("copy shortcut") e cole a URL no seu media player.Para assinar o RSS do podcast, clique: - ah, não sabe o que é RSS? Descubra aqui.

Envie suas dúvidas, críticas, elogios, sugestões ou teorias escrevendo para lostinlost@globo.com que sua mensagem pode ser lida na próxima edição.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

O MEU WALKABOUT




Lembram da tal novidade que iria contar hoje? Então, ela está aí acima: no dia 1º de outubro estarei chegando em Honolulu, Havaí. Tudo bem, viagem de férias - mas em boa parte motivada pela nossa série favorita.

E vocês se recordam que eu também disse que ela iria interessar aos que visitam o blog? Não tenham dúvidas disso: além de fotos de visitas aos locais de várias cenas que já vimos na série - e do relato sobre essas locações -, quem sabe ainda não consigo trocar umas idéias com alguns atores?

Se tudo der certo, poderemos até ter posts diários. Mas o que você já pode ter certeza é que altas novidades irão surgir deste meu sensacional walkabout. A contagem regressiva começou. Desejem-me sorte - e namastê!

OBS #1: Reparem que sentarei numa poltrona da 23ª fila.
OBS #2: E, na passagem, ainda aparece uma seqüência com os números 8015.
OBS #3: Se quiserem mandar recados, usem os comentários que eu vou anotando desde já...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

quinta-feira, 19 de julho de 2007

LOST NO EMMY: PODIA SER PIOR... MAS DEVERIA SER MUITO MELHOR

Antes de qualquer comentário, listo todas as seis indicações que nossa série teve no Emmy:

- Melhor ator coadjuvante de série dramática - Terry O'Quinn (Locke) e Michael Emerson (Ben)

- Melhor roteiro de série dramática - Carlton Cuse e Damon Lindelof, por "Through the Looking Glass"

- Melhor direção em série dramática - Jack Bender por "Through the Looking Glass"

- Melhor edição de câmera em série dramática - Mark J. Goldman, Christopher Nelson, Stephen Semel e Henk Van Eeghen, por "Through the Looking Glass";

- Melhor edição de áudio em série - Thomas deGorter, Paula Fairfield, Lloyd Jay Keiser, Alex Levy, Maciek Malish, Cynthia Merril, Carla Murray, Doug Reed, Joe Schultz e
Geordy Sincavage, por "A Tale of Two Cities".


Bom... Como o título do post "entrega", não dá para dizer que não fiquei feliz - sobretudo por Lindelof e Cuse e ainda mais por Emerson e O'Quinn. As três indicações são justíssimas - no meu entendimento, quase uma obrigação moral da Academia. Ou seria possível respeitar o Emmy caso o intérprete do melhor vilão da TV tivesse ficado de fora?

E só para comentar um pouquinho do já tão comentado "Through the Looking Glass", o episódio é praticamente completo, com elementos muitíssimo bem dosados, e uma reviravolta na trama que os que já assistiram ao episódio não esquecerão tão cedo. Coisa de gênio.

Agora a parte bronquinha, composta por uma injustiça gritante e outra pertencente às inadmissíveis - e ambas, cruelmente comprometidas com o critério capenga usado pelos jurados para selecionar os indicados.

Vale uma breve explicação sobre esse método aos desavisados, óbvia porém necessária: os jurados geralmente não assistem à mais do que um episódio de cada série para fazer suas escolhas em cada categoria.

Mas não quero ir mais fundo ao falar desses critérios não. Primeiro, porque é chato pra caramba; e segundo, porque confesso não saber todos as regrinhas e minúcias do regulamento. No entanto, o "pequeno detalhe" descrito no parágrafo anterior pode justificar a ausência de Elizabeth Mitchell.

Só quem teve a chance de ver cabo a rabo a terceira temporada completa pode analisar a qualidade do trabalho de Elizabeth. É claro que a competência da atriz é perceptível ao se assistir à apenas um episódio, mas é pouco para uma avaliação mais... justa. Enfim, repetindo, ausência sentida, mas compreensível diante do tal critério esquisito.

Agora, não ver Lost entre as melhores séries dramáticas não dá para engolir. Simplesmente não dá. Curto Heroes, mas acho que falta muito para que chegue aos pés da nossa favorita. A própria terceira temporada de Grey's Anatomy não teria como "roubar" nossa vaga.

Das três restantes, House é de fato genial e mereceu a indicação; já sobre Boston Legal e The Sopranos não posso comentar, mas respeito as duas pelo tanto que já ouvi falar bem de ambas.

Se este fabuloso terceiro ano não foi suficiente para garantir Lost como candidata a melhor série dramática, pelo jeito, creio que a próxima chance que teremos para ganhar uma indicação nesta categoria será na última temporada. A Academia adora fazer homenagens a seriados que já se despediram. Ao meu ver, só assim. Será?

Bem, é melhor deixar para lá. Afinal, vai ter gente merecendo nossa torcida no dia 16 de setembro - e, se tivermos alguma justiça, pelo menos Damon, Carlton e um dos sensacionais Terry O'Quinn e Michael Emerson não sairão de mãos abanando. Namastê para eles!


* * *

Sempre imagino Terry O'Quinn vencendo o Emmy e, em seu agradecimento, apenas soltar a seguinte frase: "Don't tell me what I can't do!" - ou "Não me diga o que eu não posso fazer", o ótimo bordão de Locke.

Seria sensacional, não?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

AMANHÃ TEM PODCAST!

E não só isso: vou contar uma novidade que tive hoje que terá ótimas conseqüências para os leitores deste querido blog. Aguardem.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

quarta-feira, 18 de julho de 2007

É AMANHÃ!

Fim da ansiedade: às 9h30 da matina, o canal E!Online exibe o anúncio dos indicados ao Emmy 2007. E a gente, claro, está na torcida para que "Lost" arrebente, conquistando várias indicações...

Segundo o blog DarkUfo são fortes os rumores de que nossa querida Elizabeth "Juliet" Mitchell ficará de fora da disputa pelo prêmio de melhor atriz coadjuvante de série dramática. Andy, o blogueiro, também aponta que Matthew Fox vai representar a série na premiação de melhor ator. Como torcedor, prefiro não levar fé na informação sobre Elizabeth e acreditar na de Foxy.

Bom, o que importa é que o mistério acaba logo.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

GAME DE LOST, EM AGOSTO? PODE SER!

É isso aí: segundo o site da loja virtual inglesa Play, o game de Lost será lançado em 31 de agosto! E sabe o que é melhor? Essa é a data de lançamento para as plataformas 360 e Playstations 2 e 3!

Isso mesmo: Playstation 2! Tá duvidando? Clique aqui e comprove!

Já estou até imaginando as noites em claro que passarei em frente ao meu PS2...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

QUEM DIRIA, HEIN, HURLEY?

Nesta nova edição da seção "Quem diria, hein?", temos Jorge Garcia novinho, bancando o atleta em um comercial de uma cadeia de lanchonetes - e não, não era a Mr. Cluck's Chicken Shack.

Clique e veja o gorducho soltando a voz na pista de atletismo:



vídeo por Depfestus

Aqui você vê mais sobre a ótima performance de Garcia. Boa, Dude!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

terça-feira, 17 de julho de 2007

LOST NO AXN: TUDO SOBRE "THE MAN BEHIND THE CURTAIN"

Como tradicionalmente faço, taí o que mais interessa aos fãs de Lost que acompanham a série pelo AXN: o link para os comentários, seguido pelo do podcast e, finalmente, o da raspa do tacho!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

OPA! É MAIS UM "MOMENTO HUMMM..."

É isso aí - e tem a ver exatamente com... "The Man Behind The Curtain". Vamos a ele:


No episódio, vimos a professora Olivia contar à turminha de crianças Dharma sobre um vulcão que entrou em erupção na ilha há um bom tempo... certo?

Enquanto isso, na excursão de Locke e Ben rumo ao casebre de Jacob, o careca descobre um pó acinzentado circulando a área da casinha...

Muita gente acredita - e eu também - que esse tal pó seja na verdade as cinzas que restaram da tal erupção; e dentro deste grupo, há os que pensam que estas cinzas sejam usadas em algum tipo de encanto para "aprisionar" Jacob na área cercada por elas.





Bom, indo por outro caminho, vimos no vídeo Dharma exibido a Karl que parece que a iniciativa de Alvar Hanso conhecia Jacob - "Deus ama você como Ele amou Jacob" -, né? E uma vez que a casa de Jacob estava cercada das cinzas do vulcão, aí vem a pergunta:

Será que a Dharma criou o mito do vulcão na ilha e espalhou as cinzas por lá apenas para manter seus membros de "baixa patente" longe de Jacob, ocultando a verdade sobre ele, do mesmo jeito que parecia fazer a respeito da real função da cerca sônica?

Hummm...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

segunda-feira, 16 de julho de 2007

JÁ OUVIU O PODCAST #44?

Não? Então corre lá para escutar. Tá no post anterior, logo abaixo deste...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

MAIS BOATOS DA QUARTA TEMPORADA

(Com possíveis SPOILERS!)


Mais alguns rumores sobre o novo ano da série surgem, vindos dos informantes do blog Lost Rumours. Desta vez, a fonte é um funcionário da emissora americana CBS, que tem bons contatos em outro canal - o ABC, que exibe nossa série favorita.

Então, vamos aos boatos, com meus comentários logo abaixo de cada um:


- As informações que apontam que teremos tanto flashbacks quanto flashforwards no próximo ano são verdadeiras. Os flashforwards irão nos contar uma história que culminará com a cena que vimos no fim da terceira temporada: Jack decidindo que ele e Kate precisam voltar e tentando convencer a sardenta disso.

Creio ser plenamente possível ver isso ocorrendo - e, se o fim dos flashforwards for mesmo esse, já teríamos possivelmente uma das tramas principais da quinta temporada: Jack e Kate tentando voltar à ilha.


- Os flashbacks serão basicamente dos Outros - Juliet, Ben, Richard Alpert -, mas Desmond também voltará a ser retratado em seu passado, em pelo menos um episódio.

Interessante... Isso pode muito a ver com o podcast #44, não acham?


- O templo é importante, e será explorado na segunda metade da temporada.

Nunca tivemos dúvidas sobre essa importância do templo, certo? E também não duvido de que os roteiristas "segurem" esse assunto para desenvolvê-lo mais adiante. De novo, minha aposta como trama central do início da quarta temporada diz respeito à equipe de Naomi.


- Rousseau não está falando a verdade sobre sua experiência na ilha.

Quem acompanha o Lost in Lost sabe que eu sempre acreditei nisso; agora, essa informação, uma vez aparecendo relacionada à quarta temporada, pode dizer respeito a um provável primeiro flashback da francesa - eu, pelo menos, acredito nisso!

Outros que podem ficar eufóricos com esse boato são os que acreditam que Rousseau pode ser a menina Annie - mas eu não me enquadro no grupo de fãs que crêem nessa possibilidade.


- Karl e Alex terão papéis centrais na trama

Bom, se muitos fãs são loucos para ver um flashback de Rousseau, digo que seria empolgante da mesma forma ver um de sua filha. Já imaginou descobrir a origem do ódio dela em relação a Ben?

E como Karl e Alex poderiam crescer na trama? Digo: liderando os sobreviventes do vôo 815 ao tal Templo.


- Sawyer e Kate continuarão distantes um do outro

Talvez esta seja uma das conseqüências mais evidentes do novo Sawyer que deve emergir, uma vez que o objetivo de sua vida foi cumprido...


- Locke não fará parte do grupo principal de sobreviventes na maior parte da temporada. Ele estará no Templo com Richard Alpert, cuidando de seus próprios interesses.

Por que será que isso não me espanta? Natural que Locke vá buscar junto a Alpert e ao Templo as verdades sobre a ilha que não encontrou ao lado de Ben...


- Nós não poderemos dizer "de cara" que o que chegará no navio da equipe de Naomi é algo ruim, mas certamente o é.

Poucos duvidam disto, imagino. Como já andei falando por aqui, uma vez que cenas vistas fora da ilha costumam ter ligação com as exibidas na ilha num mesmo episódio, penso que a ruína do Jack do futuro esteja diretamente relacionada ao telefonema feito ao navio, prontamente respondido por Minkowski. Vamos aguardar, pois certamente valerá a pena.

Ah, e ainda tem o (bom) palpite que corre por aí de que o tal navio interceptou a balsa de Michael e Walt, os mantendo prisioneiros. Considero bastante essa hipótese...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

DEPOIS DA COMIC-CON, O SILÊNCIO VOLTARÁ A IMPERAR

Se alguém acha que, após o painel do dia 26 na feira anual de San Diego de queridas nerdices a dupla de produtores executivos Damon Lindelof e Carlton Cuse vai soltar de uma vez o verbo sobre a próxima temporada, bem, é melhor não acreditar tanto nisso.

Segundo o blogueiro DocArzt do The Tail Section, Lindelof e Cuse voltam a pôr em prática a tática do sigilo total sobre o próximo ano de Lost - o que eles chamaram de "radio silence", ou silêncio de rádio.

Dá para acreditar que nenhuma informação vazará desde então?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

sexta-feira, 13 de julho de 2007

PODCAST LOST IN LOST #44

NESTA EDIÇÃO: Viagens no tempo - e uma teoria sobre Desmond!

ATENÇÃO: recomendo, após a audição do podcast, a consulta ao diagrama abaixo, em que demonstro as viagens de Desmond no tempo segundo minha teoria.


Para baixar o podcast, é só clicar aqui com o botão direito do mouse e escolher "salvar destino como" (ou "Save Target As" em inglês).O tamanho do arquivo mp3 é 20MB.

Para ouvir sem baixar, clique aqui com o botão direito do mouse, escolha "copiar atalho" ("copy shortcut") e cole a URL no seu media player.Para assinar o RSS do podcast, clique: - ah, não sabe o que é RSS? Descubra aqui.

Envie suas dúvidas, críticas, elogios, sugestões ou teorias escrevendo para lostinlost@globo.com que sua mensagem pode ser lida na próxima edição.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

DIAGRAMA LOST IN LOST - A LINHA DO TEMPO DE DESMOND


Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

SILÊNCIO NA PRAIA. GRAVANDO!

Os contatos havaianos do blogueiro Darkufo revelaram para ele e eu conto aqui também: a pré-produção da quarta temporada de Lost já começou no estúdio Diamond Head; e as filmagens oficiais começam no dia 20 de agosto!

Tempo suficiente para... para... bom, depois eu conto para vocês.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

RENOVANDO COM AS FERAS

O diretor Stephen Williams não só acaba de assinar um novo contrato de dois anos com a ABC como também será promovido a co-produtor executivo de Lost.



Williams dirigindo William "Ethan" Mapother


Para quem não está ligando o nome ao currículo, Williams dirigiu nada menos do que 16 episódios da série - entre eles, os excelentes "Lockdown" (o do mapa na parede da escotilha Cisne), "One of Them" (o que os sobreviventes do vôo 815 capturam o falso Henry Gale) e "Enter 77" (aquele em que Locke manda a estação Chama para os ares).

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

O FUTURO DE RICHARD ALPERT

(Com SPOILERS! para quem não viu o fim da terceira temporada)


Como bem lembrou o amigo DocArzt do The Tail Section, o ator Nestor Carbonell foi confirmado como integrante do elenco fixo de "Cane", nova série do canal americano CBS.

Alguns dos leitores/fãs já devem estar desesperados. "Ferrou!","Vão matar o cara na ilha!", "Justo agora que o personagem tava melhorando!"...



O excelente Alpert ainda renderá muito em Lost


Sem desespero. O negócio é que esse compromisso não deve impedir as aparições de Carbonell em Lost. É bom lembrar que Alpert está conduzindo os Outros para o Templo - e, se isso definitivamente não é pouca coisa, não necessariamente é algo que vá ser explorado logo no comecinho do quarto ano da série.

Se tivesse que apostar, diria que a grande trama a ganhar foco principal no começo desta próxima temporada é justamente a da equipe de Naomi. Os mistérios que dizem respeito a esse tal Templo são ao mesmo tempo, digamos, harmônicos aos assuntos de Jacob e da estátua do pé de quatro dedos - e penso que esses sejam trunfos que serão guardados para mais adiante.

Fiquem tranqüilos, fãs do obscuro (e excelente) Richard Alpert: ele seguirá tranqüilamente em Lost. Até porque há uma outra opção, cada vez mais plausível na briga de foices que toda nova atração como "Cane" enfrenta: a de que esta nova série não dure nem oito episódios. Né?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

E HOJE AINDA TEM PODCAST!

Pois é. Mais tarde. Aliás, DE tarde. Namastê!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

quinta-feira, 12 de julho de 2007

E O TROFÉU DHARMA VAI PARA...

Os fãs de Lost sabem há séculos: nenhuma pista sobre qualquer mistério de nossa série favorita deve ser jogada fora. E nesse caminho, um leitor do blog Darkufo chamado Mike fez uma descoberta interessante...



Coisa de fã enlouquecido ou item da quarta temporada?


Segundo Mike, foi ao ar em um noticiário da emissora em que trabalha - uma afiliada da NBC - uma matéria sobre uma empresa do Texas que fabrica medalhas, placas e troféus. E em um segundo da reportagem, a imagem acima aparece.

Fica a pergunta: teria sido o "troféu Dharma" obra de um fã da série ou seria de fato um item fabricado a pedido da produção de Lost para a quarta temporada? De qualquer forma, vale ficarmos atentos - e o clique de vocês sobre a foto para ampliá-la. Dá até para ler um "Namastê" logo acima do logo octogonal...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

COMIC-CON: VEM COISA (MUITO) BOA POR AÍ

Queria eu ser Richard Alpert para poder me locomover rapidamente, indo parar em San Diego na noite de 26 de julho. Como muitos de vocês já imaginam, é neste dia que teremos a sensacional presença dos produtores executivos e roteiristas de Lost Damon Lindelof e Carlton Cuse na Comic-Con, o evento anual mais importante dos EUA sobre séries-quadrinhos-desenhos-filmes e nerdices afins.

Vejam só a descrição do painel chamado "Lost Season 4" ("Lost quarta temporada") do qual Darlton - esse sensacional híbrido da dupla acima citada - irá participar:

"Se o fim de temporada de Lost foi alguma dica do que está por vir, você não vai querer perder este painel! O co-criador e produtor executivo Damon Lindelof e o produtor executivo Carlton Cuse irão discutir a empolgante nova temporada de Lost, e tudo o que nos leva ao grande encerramento do último ano da série. Eles irão falar dos bônus da caixa de DVDs da terceira temporada, antecipar o novo videogame de Lost, responder perguntas do público e talvez nos servir outras surpresas".

De novo: queria ser Richard Alpert para dar um pulinho lá, mas vou ficar por aqui mesmo; só que, óbvio, estarei atento a tudo o que rolar nesse sensacional evento - e vou contar tudo aqui pra vocês, lógico.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

J.J. ABRAMS, GÊNIO DA RAÇA

Alguns visitantes do Lost in Lost querem que eu fale sobre o novo e misteriosíssimo projeto do co-criador de Lost J.J. Abrams - aquele filme cujo enigmático trailer já caiu na rede e sobre o qual pouquíssimo se sabe, sequer seu nome.

Tudo o que eu tenho a dizer é:

- J.J. é um gênio;

- Só pelo trailer, assim como foi em "Missão Impossível: 3", voltaremos a ver uma obra com algumas inspirações de Lost;

- Drew Goddard está com JJ nesta empreitada. Se você não está ligando o nome ao currículo, Goddard é o roteirista responsável por alguns excelentes episódios da série, como "Flashes Before Your Eyes" (em parceria com Damon Lindelof) e "The Man Behind The Curtain" (ao lado de Elizabeth Sarnoff);

- Duvido de que o compositor da trilha de Lost Michael Giacchino - que, por sinal, trabalhou na animação "Ratatouille" - não esteja nesse projeto também;

- J.J. é um gênio.

Em outras palavras: a partir de 18 de janeiro de 2008, lá vamos nós aos cinemas para ver a nova cria do cara...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PODEM COMEMORAR: VOLTAMOS COM NOSSA PROGRAMAÇÃO NORMAL!!!

Desde que a terceira temporada acabou, o povo que visita o Lost in Lost sabe que, infelizmente, nem todos os dias tivemos posts - em boa parte por conta da escassez de novidades de nossa série favorita...

Pois bem: essa seca acabou. Daqui pra frente, tudo vai ser diferente. Ou melhor, será igualzinho ao que era quando Lost estava no ar nos EUA.

Por isso, a partir de hoje, LOST IN LOST volta a ter posts diários. SEMPRE. Que tal?

A coisa fica ainda melhor: nesta semana retornamos ao ótimo esquema de um podcast por semana, sempre às sextas-feiras. U-hu!

É isso aí! Agradeço aos que persistentemente não deixaram de continuam vindo ver o blog a cada dia, e peço a todos um favor: que avisem aos seus amigos/colegas/parentes/desafetos que andam distantes do Lost in Lost que voltamos a ter novidades por aqui a cada dia.

E que tal começar com uma promessa que há muito eu tinha feito a vocês...? Lá vamos nós então...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

THE SMOKY GOD E LOST: TUDO A VER?

(Com SPOILERS! para quem ainda não viu o fim da terceira temporada)


Há um tempo atrás, eu prometi que voltaria a falar do obscuro livro, de autoria de um certo Willis George Emerson, que provavelmente influenciou (e influencia) Lost, sobretudo no que diz respeito à teoria defendida por mim de que a ilha se localiza dentro do planeta Terra - a combalida Teoria da Terra Oca. Então, chegou a hora!

(Para quem ainda está boiando no assunto, recomendo clicar na parte laranja e em negrito da frase que abre o parágrafo anterior. E mandar bala e, depois, voltar!)

Para mim é muito claro: "The Smoky God" - traduzindo, "O Deus Enfumaçado" - de fato pode ter sido uma obra que inspira os criadores e roteiristas de nossa série favorita. E para provar isso, vou traduzir trechos de cada capítulo e associá-los à série.


INTRODUÇÃO

Já nesta primeira parte do livro, uma interessante questão levantada pelo autor: "Mais de cem vezes já me perguntei se é possível que a geografia mundial esteja incompleta". Essa dúvida me remete diretamente a uma cena do episódio final da terceira temporada, em que um abalado Jack aparece cercado de Atlas com mapas assinalados, sem saber ao certo onde procurar a ilha...





Mais adiante, ao cogitar uma possibilidade, o autor Willis George Emerson cita um nome familiar aos fãs da série: "Pode ser que o verdadeiro lar de Apollo não tenha sido em Delfos, mas neste antigo centro da Terra sobre o qual Platão diz: 'O verdadeiro lar de Apollo é entre os hiperboreanos, em uma terra de vida perpétua, em que a mitologia nos fala de duas pombas voando em dois lados opostos do mundo se encontram nessa região. De fato, de acordo com Hecateus, Leto, a mãe de Apollo, nasceu numa ilha no Oceano Ártico, além do vento nórdico".

Apollo. O chocolate. O único produto da despensa da escotilha Cisne que não era Dharma. Por que a famosa barrinha leva o nome do deus da mitologia grega, afinal...? A inspiração pode ter partido daí...





Por que assinalei a tal "vida perpétua"? Simples: por conta de Richard Alpert. Pelo que vimos em "The Man Behind The Curtain", ele pouco envelheceu desde que conheceu Benjamin Linus ainda garoto. Não é estranho? Claro que não estou querendo dizer que Alpert é imortal; mas sem dúvida, fisicamente falando, é evidente que a passagem do tempo para ele é diferente...

E Leto nasceu numa ilha, certo? Curioso...

Ainda nesta introdução há a explicação para a fonte que ilumina o pedaço de terra do interior de nosso planeta como um sol - e talvez essa também seja a explicação para um sol na ilha de Lost, uma vez que ela se encontre dentro do nosso planeta.

Olhem só: "A distância de dentro da Terra até sua superfície é cerca de seiscentas milhas menor do que o reconhecido diâmetro do planeta. No meio do caminho há um centro elétrico - uma gigantesca bola de fogo vermelho - que não é naturamente brilhante, mas cercado de uma nuvem branca e luminosa, dando calor uniforme(...). Esta nuvem elétrica é conhecida pelas pessoas 'de dentro' como o lar do 'Deus Enfumaçado'".

Ok, enfim temos uma referência ao tal "Deus Enfumaçado" que dá nome ao livro. Não há como deixar de lembrar do nosso velho conhecido monstro de fumaça. Identificado pelos produtores executivos e roteiristas Damon Lindelof e Carlton Cuse como um dos maiores mistérios da série, o monstro de Lost só terá sua essência revelada no fim da série, segundo a dupla.

Acho perfeitamente possível que o monstro de fumaça tenha alguma inspiração neste estranho ser descrito por Jensen. Vocês não?


SEGUNDA PARTE: A HISTÓRIA DE OLAF JENSEN

Como vocês já devem saber, Jansen é o protagonista da história do livro que conta a aventura vivida por ele e por seu pai navegador. Em um trecho deste capítulo, ele descreve sobre como seu barco encarava uma tempestade de neve em meio aos icebergs do Ártico:

"Por qual milagre nós escapamos de sermos destruídos, eu não sei. Me lembro de nosso barco ter se retorcido como se suas juntas estivessem quebrando..."





Esse trecho me lembrou de certa forma a aventura de Desmond a bordo de seu barco Elizabeth, antes de chegar à ilha...

Noutra parte, vemos a descrição de um céu de cor púrpura vislumbrado por Olaf e seu pai enquanto chegavam ao interior da Terra - exatamente a mesma coloração vista quando Desmond girou a chave do dispositivo da escotilha Cisne:

"À nossa direita, os raios iluminando os prismas de icebergs eram lindos. Seus reflexos emitiam feixes de garnet, de diamante, de safira. Um panorama pirotécnico de cores e formas incontáveis, enquanto abaixo podíamos ver o mar verde, e acima, o céu púrpura". Associação mais direta, impossível... Não?





É neste pedaço do livro que Emerson também revela o país de origem de Olaf Jensen: a Noruega. E é num prédio da cidade norueguesa de Narwik que Alvar Hanso, criador da Hanso Foundation e da Dharma Initiative, aparece no filme de Orientação da escotilha Cisne.


TERCEIRA PARTE: ALÉM DO VENTO NÓRDICO

Neste capítulo, Jensen e seu pai chegam ao tal pedaço de terra dentro do planeta. Leiam o que ele diz sobre a bússola de sua embarcação: "sua agulha se moveu, e parecia instável como um bêbado, mas finalmente apontou uma direção (...) Se nós pudéssemos confiar nela, estávamos navegando em uma direção entre norte e nordeste. Nosso rumo, entretanto, sempre foi ao norte".





Portanto, dentro da Terra - como esperado - a bússola não é confiável. Na ilha de Lost também não: logo no 13º episódio da série, "Hearts and Minds", vemos Sayid questionando junto a Jack a precisão do aparelho naquele local - a primeira evidência de uma anomalia geomagnética na série.

Em determinado momento, após navegarem horas a fio, passando pelos icebergs do Ártico - e pensando em frio, alguém lembrou da base gélida dos portugueses do fim da segunda temporada? - , finalmente eles avistaram uma terra nada gelada: "A costa se estendia muito além à nossa direita, tão longe quanto os olhos pudessem ver, e por toda a praia arenosa havia ondas quebrando em espuma (...) A superfície da terra era coberta com árvores e vegetação". A descrição é perfeitamente compatível com a de uma ilha como a de Lost, certo?

Não demorou muito para que a dupla de pai e filho fosse abordada por um outro navio... repleto de homens muito, muito altos. "Não havia um só homem que não medisse mais de doze pés de altura". De forma alguma eu penso que os nativos da ilha de Lost sejam gigantes; mas os grandalhões encontrados pelos Jensen podem ter levemente inspirado a criação da estátua do pé de quatro dedos - intimamente ligada à história da ilha, bom lembrar.

Veio a noite, e surgiu a lua na Terra oca - quer dizer, algo bem parecido com ela, segundo Olaf Jensen: "(...)Nós perdemos os raios solares de vista, mas percebemos que a radiação emanada da bola de fogo vermelha que havia chamado nossa atenção agora nos dava uma luz branca (...), proporcionando uma grande luz. Devo dizer, mais intensa do que a de duas luas na noite mais clara.


Era como se a nuvem de claridade original tivesse eclipsado, e as doze horas seguintes corresponderam com a nossa noite. Logo descobrimos que estas pessoas estranhas eram adoradores desta grande nuvem noturna. Era o "Deus enfumaçado do 'Mundo interior'"


Outra explicação dada adiante por Jensen também vale a pena ser reproduzida: "O deus enfumaçado, com cada revolução da Terra, parece surgir no leste e se pôr no oeste, assim como faz o nosso sol na superfície externa".

Seria possível ver um ser análogo a esse deus reproduzindo sol e lua na ilha de Lost? Talvez o próprio monstro de fumaça, ou a energia que o cria? Por mais viajante que possa ser essa idéia - e é! -, creio que não deve ser descartada. De novo, lembro: Lost é uma obra de ficção; e não necessariamente tem algum compromisso com a ciência da vida real... Certo?

Outra particularidade interessante acerca dos habitantes originais do interior da terra descoberta em "The Smoky God": "Descobri que a língua do povo do 'mundo interior' é bastante parecida com o sânscrito". Nisso, pensamos em... Dharma - outra palavra oriunda do sânscrito.

É também neste capítulo que Olaf Jensen fala que os habitantes originais daquela terra os levam à cidade mais importante para eles. Batizada de Éden, nela há uma fonte que se divide em quatro rios: "Este lugar é chamado pelos locais de 'umbigo da Terra', ou o começo, 'o berço da raça humana'. Os nomes dos rios: Eufrates, Pison, Gion e Tigre", conta Jensen.

Segundo a Bíblia, o Jardim do Éden se localizaria entre estes quatro rios - e esse trecho de "The Smoky God" que me inspirou a remota possibilidade - veja bem, REMOTA POSSIBILIDADE - de a ilha ser o Paraíso bíblico, conforme pus no primeiro post que falei do livro.


QUARTA PARTE: NO MUNDO SUBTERRÂNEO

Neste capítulo do livro, Olaf Jensen e seu pai decidem retornar ao mundo exterior, mas não sem antes pesquisar e admirar espécimes bem exóticas da fauna e flora do interior do planeta. Ao falar dos bichos, Jensen expressa uma admiração especial pelas aves... Vejam só: "Seja nas montanhas ou na costa, a variedade de aves é enorme. (...) Há um grande número de espécies, e de diferentes cores".





Dois pássaros "estranhos" já foram vistos em Lost. Foi nos episódios finais da primeira e segunda temporadas, e sempre associados a Hurley... Outra inspiração de "The Smoky God"?


QUINTA PARTE: ENTRE AS BARREIRAS DE GELO

A volta da dupla de navegadores não poderia ser mais trágica: um iceberg desmoronou, provocando o naufrágio do barco, juntamente com o pai de Olaf Jensen - que acabou sobrevivendo, ao parar em uma geleira.

Curioso: pai e filho acabam separados em sua aventura marítima. Não dá para pensar em Michael e Walt?

Resgatado por um barco pesqueiro, Jensen foi considerado insano ao relatar sua história fantástica. Ao retornar ao seu lar, ele acabou internado em um manicômio. Quando finalmente conseguiu sair, voltou a ser pescador e, mais tarde, foi morar nos Estados Unidos - mais precisamente em... Los Angeles, destino original do fatídico vôo 815.


SEXTA PARTE: CONCLUSÃO

O mais interessante trecho desta penúltima parte do livro - a última é apenas um posfácio de Emerson - é quando Jensen fala de dois amigos que, segundo ele, devem ter rumado para o "mundo interior". Como? A la (verdadeiro) Henry Gale: "Strindberg e Fraenckell, que voaram no balão 'Oreon' da costa noroeste de Spitsbergen naquela tarde do domingo de 11 de Julho de 1897, estão lá", afirma.


* * *


Aí está. De fato, acredito que os criadores de Lost possam ter usado "The Smoky God" como base para muitas de suas idéias. E num dos podcasts oficiais desta terceira temporada, Damon Lindelof e Carlton Cuse de certa forma me incentivaram a acreditar ainda mais na possibilidade de uma Terra Oca na série, quando garantiram que o ramo da pseudociência tem muito a ver com a trama de Jack, Locke e companhia.

Acreditam? Duvidam? Os comentários são todos de vocês - e para ler "The Smoky God" na íntegra basta clicar aqui.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

terça-feira, 10 de julho de 2007

LOST NO AXN: TUDO SOBRE "THE BRIG"

Pessoal do AXN: no link, os meus comentários sobre o ótimo 19º episódio da terceira temporada; neste outro tem o podcast especial e finalmente, aqui tem a raspa do tacho.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

LOST: A SEGUNDA MELHOR!

Como tradicionalmente fazem a cada semestre, os jornalistas americanos elegeram as melhores e piores séries da TV dos EUA. E "Lost" foi a segunda série mais bem votada!

Seria um bom presságio para o Emmy? Eu aposto que sim!!! Mas temos que nos preocupar com "Família Soprano" - a primeira do ranking...

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

POLÊMICA!

É o que vou criar aqui no blog daqui a pouco. Aguarde. Só dou uma dica: tem a ver com uma antiga promessa.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

terça-feira, 3 de julho de 2007

LOST NO AXN: TUDO SOBRE "D.O.C."

Para os amigos que acompanham a série pela TV paga: aqui está o post de comentários do episódio, neste outro link o podcast... e não deixe de conferir a tradicional raspa do tacho clicando aqui.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

A HORA E A VEZ DE LOST NO EMMY...

Ninguém confirma, mas parece mesmo que vazou a lista de finalistas a indicações ao Emmy; e na categoria de melhor série dramática, estamos no páreo.

(Sim, "estamos", já que todos somos unidos nessa torcida, né?)

Repasso então as finalistas: "Lost", "Grey's Anatomy", "Justiça Sem Limite", "Heroes", "Dexter", "Friday Night Lights", "House", "24 Horas", "Roma" e "Família Soprano".

Destas dez, além de "Lost", aposto também em "Grey's" (grande adversária nossa), "House", "Roma" e "Família Soprano", escolhida por ter acabado recentemente - a academia de TV americana adora homenagear as séries bacanas que se despedem da TV.

De qualquer forma, estou levando muita fé em "Lost". Acho que o "bicampeonato" pode acontecer.

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

... E NO TEEN CHOICE AWARDS!

No TCA estamos bem na fita mesmo, conseguindo cinco indicações: melhor série dramática, melhor ator (Matthew "Jack" Fox), melhor atriz (Evangeline "Kate" Lilly), "Choice TV Sidekick" - algo como ator/personagem mais cool (Jorge "Hurley" Garcia) e melhor vilão (Michael "Ben" Emerson).

Pelo menos o grande Michael Emerson deve levar em sua categoria... Não acha?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

GENTE NOVA = ENQUETE LOST IN LOST NOVA

(com SPOILERS para quem ainda não viu o fim da terceira temporada)


Kristin Veitch contou em sua coluna no E!Online: "Soube que os produtores irão contratar pelo menos mais um novato para a próxima temporada". Já imaginávamos isso, não?

E aí, quem deve ser o primeiro grande novo personagem a entrar no novo ano de "Lost"? Jacob? Minkowski? Annie? Ou algum outro do qual nunca ouvimos falar?

Esta é a pergunta da nossa nova enquete. Clique aqui, opine e defenda seu ponto de vista nos comentários!

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro

BOATOS SOBRE A QUARTA TEMPORADA

(Possíveis - eu disse "possíveis" - SPOILERS!, e leitura contra-indicada para os que ainda não terminaram de ver a terceira temporada)



A história é a seguinte: um sujeito que assina como ODI, conhecido do Andy (que faz os blogs Darkufo, Lost Spoilers e Lost Rumours), diz ter um ótimo contato de dentro da produção de Lost; e que esse informante lhe teria passado as "informações" abaixo...

Ao mesmo tempo em que afirma a confiabilidade de sua fonte, o tal ODI faz também mil ressalvas ao passar esses dados, dizendo que tudo pode não se confirmar na série, pois os produtores sempre podem mudar de planos etc. e tal...

Bom, verdade ou mentira, informações quentes ou uma coleção de cascatas, eis abaixo em laranja os rumores divulgados, com os meus comentários logo abaixo:


- As histórias dos mobisódios terão um mistério que incluirá os "camisas vermelhas"

Já sabemos que os mobisódios serão centrados em algum grande mistério relacionado à mitologia de Lost e terão a participação do elenco principal da série; então, acho muito complicado que, em 90 segundos de duração - tempo médio que cada mobisódio terá - haja espaço para os "camisas vermelhas" - que, para quem não sabe, são os figurantes que representam os demais sobreviventes do vôo 815. Para mim, essa é furada.


- O boato de que há um membro do elenco com problemas junto a seus colegas é verdade e eles o querem fora da série...

Ok, a própria Kristin Veitch do E!Online, tremendamente bem relacionada, contou essa - e já falei disso também por aqui...


- Harold Perrineau (o Michael) quer muito dinheiro para voltar à série e não quer ser do elenco fixo.

Sobre o dinheiro, bem, é mais uma informação que não chega a ser novidade - mas, de novo, não acho que Perrineau vá criar caso para acertar/aceitar o contrato oferecido pela produção na hora em que lhe impuserem um ultimato.

E mais: não confio nessa de ele não querer ser do elenco fixo não, pois acho que ele aprendeu a lição com o tiro n'água que foi "Demons".


- Nós encontraremos a equipe de Naomi nesta temporada, mas nenhum ator já foi escalado para este núcleo

Outra informação que, particularmente, acho bastante elementar... Pode muito bem ser um "chute seguro".


- Vamos saber o que aconteceu com Annie... Ela fará parte de outro capítulo da história de Ben que será visto em algum momento inicial desta próxima temporada

Os produtores executivos Damon Lindelof e Carlton Cuse já disseram que voltaremos a vê-la... Agora, essa de que será no começo da quarta temporada, caso se confirme, seria excelente. A conferir...


- Alan Dale, que vive Charles Widmore, voltará a aparecer. Nick Jameson - o vidente Richard Malkin - também

Alguém duvidava de que Widmore voltaria? Agora, Malkin... Essa é que seria um retorno inesperado e possivelmente bombástico - digo isso porque creio que ele surgiria no flashback de alguém que jamais tenha sido visto conectado a ele na série...


- Esta temporada será focada em duas grandes tramas que se desenvolverão ao longo dela, e irão explicar muitas coisas que estamos pensando a respeito...

Será que uma daria conta apenas do futuro, com a multiplicação dos flashforwards? Ou veríamos os sobreviventes e a tripulação de Naomi de um lado e Locke + os Outros do outro?

Como disse no último podcast, para mim é claro que a saída de Jack e Kate da ilha está diretamente associada ao contato feito pelo médico com a equipe de Naomi; sendo assim, é bastante possível que vejamos como irá se desenvolver essa relação entre sobreviventes e Minkowski e companhia durante a quarta temporada...


Creio que deveremos saber mais sobre o tema central da quarta temporada na participação de Damon Lindelof e Carlton Cuse na Comic-Con, feira que acontece este mês em San Diego - evento que estarei acompanhando muito atentamente...


- Ben e Locke brigarão e isso irá pôr em questão a lealdade do caçador...

Locke já provou: só é fiel aos seus princípios e à ilha. Se ele já bateu de frente com Jack, quanto mais em relação a Benjamin Linus. Não nos esqueçamos também de que, no que depender do lobby de Richard Alpert, o careca tem tudo para tomar a liderança do enfraquecido Ben...

Mas se prepara que vem aí o boato mais curioso:


- O futuro de Desmond foi contado num episódio da segunda temporada e será testado neste próximo ano da série

Intrigante? Enigmático? Ou todas as respostas ao lado?

Bom, sobre essa "informação", ODI diz: "Esta é uma trama grandiosa e eu sei o que é mas não posso revelar ainda, mas talvez com esse palpite algumas pessoas sejam capazes de perceber o que quero dizer".

Levando em conta que esse rumor seja real, será que tem a ver com "Our Mutual Friend", livro que Desmond disse que leria antes de morrer? Do jeito que o boato foi concebido, é complicado arriscar uma interpretação. Mas essa pode ser mais uma catapulta para impulsionar Lost para novas brincadeiras relacionadas à passagem do tempo...



* * *


E você? Acredita no ODI ou não?

Fonte: Lost In Lost - Por Carlos Alexandre Monteiro